logo atlântida

AO VIVO

Humor

Não vamos opinar

Gloria Pires será indenizada por uso não autorizado de meme

O meme com o rosto da atriz foi utilizado para a divulgação de cursos preparatórios

19/02/2025 - 10h17min

Atlântida
Divulgação

A atriz Gloria Pires, de 61 anos, será indenizada em R$ 15 mil pelo uso não autorizado do meme “Não sou capaz de opinar”, que surgiu após sua participação como comentarista do Oscar na Globo, em 2016. A informação foi publicada inicialmente por Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

A ação foi movida contra Cesar Augushtus Ferreira Marques, dono do Me Passa Ai Edições, Produções e Empreendimentos Ltda.

O meme, com o rosto de Glória incluso, foi utilizado pela empresa na divulgação de cursos preparatórios, sem que a global fosse comunicada. Após análise, a Justiça do Rio de Janeiro concluiu que o uso foi, de fato, indevido. “A conduta dos réus de expor, sem autorização, a imagem da autora, na sua rede social do Facebook, violou seu patrimônio moral, notadamente os direitos da personalidade concernentes à imagem e à privacidade, restando caracterizada a sua responsabilidade civil”, apontou a magistrada Maria Inês da Penha Gaspar, da 5ª Câmara de Direito Privado, em seu parecer.

O veredito, porém, não acatou o pedido de danos materiais da artista, que não revelou quanto cobra pelo uso publicitário de sua imagem, nem quanto deixou de receber por conta do material elaborado pela Me Passa Aí. No anúncio, uma enquete perguntava: “O que você achou da aula de cálculo?”. Todas as alternativas de resposta advinham de frases ditas por Glória Pires como comentarista do Oscar.

Desde a gafe, a atriz nunca mais comentou a cerimônia, que terá novamente apresentação de Maria Beltrão na Globo em 2 de março. Na TV a cabo, o prêmio é transmitido pelo TNT e, no streaming, pelo Max.


MAIS SOBRE