logo atlântida

AO VIVO

Humor

Pretinho Básico 

Ciência desmente gurus da produtividade: tomar banho frio é tão inútil quanto acordar cedo

As famosas banheiras de gelo trazem benefícios, mas as evidências são limitadas a atletas de alto rendimento

18/02/2025 - 14h13min

Atualizada em: 18/02/2025 - 14h38min

Atlântida
Divulgação

Nos últimos anos, gurus da produtividade e do bem-estar têm propagado a ideia de que tomar banhos frios logo pela manhã é um segredo para reduzir o estresse, diminuir a inflamação muscular e fortalecer o sistema imunológico.

Banhos gelados, também conhecidos como imersões em água fria, se tornaram uma tendência amplamente promovida por atletas renomados, como LeBron James, e celebridades como Gwyneth Paltrow.

Pesquisadores da Universidade do Sul da Austrália realizaram uma meta-análise abrangendo 11 estudos sobre a imersão em água fria, cujos resultados foram publicados na revista PLOS One. O estudo analisou experiências com temperaturas entre 7ºC e 15ºC, com durações variando de 30 segundos a duas horas. Embora alguns pequenos benefícios tenham sido identificados, os pesquisadores concluíram que as evidências são limitadas a atletas de alto rendimento.

No final das contas, se você gosta da sensação revigorante da água fria, não há problema em continuar. Mas, se você esperava um aumento duradouro na produtividade ou na saúde, talvez seja melhor investir em estratégias mais eficazes e cientificamente comprovadas.


MAIS SOBRE