Se sogra fosse um personagem fixo da vida real (que às vezes é mesmo), ela seria um mix de emoção, risadas, conselhos sincerões e, claro, pitacos estratégicos no almoço de domingo.
E já que o Dia da Sogra, foi comemorado no dia 28 de abril, é a data oficial pra prestar aquela homenagem, a gente resolveu relembrar as sogras mais icônicas da TV brasileira e contar relatos da internet que dariam um bom roteiro de novela das 21.
As sogras mais memoráveis da televisão brasileira

Algumas sogras da ficção ficaram marcadas pra sempre e talvez até tenham inspirado uns comportamentos na vida real. Confere nossa lista:
- Dona Nenê (A Grande Família) – Interpretada por Marieta Severo, foi sogra amada de Agostinho e trazia interações pra lá de inesquecíveis com o genro. Era a mãezona que cuidava de todo mundo, sempre com um toque de sarcasmo e muito afeto.
- Tereza Cristina (Fina Estampa) – Vivida por Christiane Torloni, foi uma das sogras mais intensas da teledramaturgia. Cheia de classe e veneno, provou que sogra também pode ser a grande vilã da história.
- Odete Roitman (Vale Tudo) - Interpretada por Beatriz Segall em Vale Tudo e por Deborah Bloch na segunda versão, Odete Roitman é uma das sogras mais marcantes da TV brasileira. Rica e implacável, ela fazia da vida dos filhos um verdadeiro campo de batalha, sempre tentando controlar tudo ao seu redor.
Essas personagens reforçam o que a gente já sabe: sogra na ficção pode ser tudo, menos sem graça.
Relatos reais que parecem roteiro de série
E na vida real? Tem de tudo. Nas redes, pipocam histórias tão surreais (ou emocionantes) que mereciam adaptação. Se liga:
- "Sogra alugou minha casa sem avisar" – No TikTok, a criadora @historiasdajoy_ compartilhou uma situação em que uma sogra alugou sua casa sem permissão, gerando um drama familiar.
- "A sogra que quase incendiou a casa" – “Minha ex-sogra pegou uma picanha, colocou na panela de pressão e quase ateou fogo na minha casa. Ela ligou o fogão e foi ‘só um minutinho’ na casa dela lavar roupa. Quando cheguei na minha residência, tudo estava aberto, janelas, portas. Até que ela chegou e eu perguntei o que tinha acontecido e que cheiro era aquele. Ela respondeu: ‘Nossa, você percebeu?’ A reação foi hilária.”
- "A sogra que deu um presente inusitado" – “Minha sogra me deu um saco de esterco de presente. Ela disse que era para as minhas plantas. Um presente, no mínimo, inesperado."
- "A sogra que substituiu antibiótico por floral" – “Enquanto cuidava da neta doente, minha sogra decidiu substituir o antibiótico prescrito por um floral, sem consultar os pais da criança.”
- Lustrada: "Eu comprei uma frigideira na época que começou a onda de panelas antiaderentes e só tinha na cor preta. Acontece que a minha sogra estava passando uns dias lá em casa e eu saí para trabalhar, mas quando voltei minha frigideira tinha sido areada e raspada de faca. Ela disse que achou que fosse sujeira!"
Mas e sogra é tudo igual?
Nem toda sogra é personagem de humor, drama ou suspense. Algumas são verdadeiros anjos da guarda, outras causam aquele caos leve que movimenta o roteiro da vida.
No Romance Proibido dessa semana, o teste foi com as possíveis sogras das participantes, elas ficaram responsáveis por escolher a candidata ideal para seus filhos. Confere: