5 filmes do Festival de Gramado serão exibidos de graça em Porto Alegre
logo atlântida

AO VIVO

Comportamento

PROGRAMAÇÃO

5 filmes do Festival de Gramado serão exibidos de graça em Porto Alegre

Mostra na Cinemateca Paulo Amorim reúne longas gaúchos que passaram pela 54ª edição do festival; sessões ocorrem de 4 a 9 de setembro.

02/09/2026 - 18h51min

Tem programa para quem gosta de cinema e melhor ainda quando ele é de graça. A Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, recebe a partir desta sexta-feira (4) uma mostra com cinco filmes gaúchos que participaram do 54º Festival de Cinema de Gramado.

A programação reúne produções de estilos bem diferentes, passando por ficção, terror, ficção científica e documentário, e coloca no centro histórias de memória, identidade, cultura periférica e personagens ligados ao Rio Grande do Sul. As sessões acontecem sempre às 19h15min, na Sala Paulo Amorim, com entrada gratuita.

E tem mais: após as exibições, integrantes das equipes dos filmes participam de bate-papos com o público. Os ingressos são distribuídos gratuitamente uma hora antes de cada sessão, de acordo com a capacidade da sala.

Quais filmes serão exibidos?

A seleção da Mostra Sedac/Iecine de Longas Gaúchos reúne cinco títulos apresentados na competição dedicada às produções do Estado durante o Festival de Gramado. São três documentários e duas ficções.

4 de setembro — A História Mais Triste do Mundo

Divulgação/Festival de Cinema de Gramado

A programação começa com “A História Mais Triste do Mundo”, de Hique Montanari.

O filme é uma adaptação do livro homônimo do psicanalista Mario Corso e acompanha a história de um menino chamado Marco, que é vendido pelos pais a um circo e passa por uma série de abandonos e mudanças até chegar à cidade grande.

A produção foi um dos destaques da mostra gaúcha em Gramado e levou seis Kikitos, nas categorias de direção, roteiro, ator, trilha musical, desenho de som e fotografia.

Quando: sexta-feira, 4 de setembro, às 19h15min.

5 de setembro — Remanente: Voltagem

Divulgação/Festival de Cinema de Gramado

Quem prefere uma sessão mais estranha — no melhor sentido — pode apostar em “Remanente: Voltagem”.

Dirigido por Kapel Furman, o longa mistura terror, thriller e ficção científica. A história começa quando dois paramédicos encontram um tesouro e, sem exatamente planejar isso, acabam abrindo um portal dimensional e libertando uma criatura eletromagnética.

Rodado em Novo Hamburgo, o filme foi produzido pelo Fantaspoa e ganhou dois Kikitos em Gramado: melhor atriz, para Áurea Baptista, e melhor direção de arte.

Quando: sábado, 5 de setembro, às 19h15min.

6 de setembro — Darcy Fagundes: Meu Famoso Pai Desconhecido

Divulgação/Festival de Cinema de Gramado

A terceira sessão mergulha na memória do Rio Grande do Sul.

Em “Darcy Fagundes: Meu Famoso Pai Desconhecido”, a diretora Luciane Fagundes reconstrói a trajetória de seu pai, Darcy Fagundes, um dos nomes importantes do regionalismo gaúcho, conhecido como ator, radialista e declamador.

A partir de arquivos e lembranças, o documentário tenta entender não apenas o artista que marcou gerações, mas também o homem por trás da figura pública.

Quando: domingo, 6 de setembro, às 19h15min.

8 de setembro — Morro da Cruz: Memória Popular

Divulgação/Festival de Cinema de Gramado

A programação retorna na terça-feira (8) com “Morro da Cruz: Memória Popular”, de Crystom Afronário.

O documentário reúne depoimentos de moradores, estudantes e artistas para contar como a comunidade construiu sua identidade cultural ao longo do tempo.

O filme também olha para a tradicional celebração da Sexta-Feira Santa, um dos elementos que fazem parte da memória coletiva do Morro da Cruz, em Porto Alegre.

Quando: terça-feira, 8 de setembro, às 19h15min.

9 de setembro — Filhas da Lua

Para fechar a mostra, a Cinemateca exibe “Filhas da Lua”, dirigido por Tatiana Sager.

O documentário acompanha a trajetória de quatro travestis que deixam o sistema prisional e precisam enfrentar diferentes desafios para reconstruir a vida depois da prisão.

O longa foi um dos grandes vencedores da competição gaúcha em Gramado, levando os Kikitos de melhor filme, melhor montagem e melhor filme pelo júri popular.

Reprodução

Quando: quarta-feira, 9 de setembro, às 19h15min.

Onde fica a Cinemateca Paulo Amorim?

As sessões acontecem na Cinemateca Paulo Amorim, na Casa de Cultura Mario Quintana, no Centro Histórico de Porto Alegre.

O endereço é Rua dos Andradas, 736. A entrada para a mostra é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão, respeitando a lotação da sala.

Serviço

Mostra Sedac/Iecine de Longas Gaúchos

Quando: de 4 a 9 de setembro de 2026
Horário: 19h15min
Onde: Cinemateca Paulo Amorim — Casa de Cultura Mario Quintana
Endereço: Rua dos Andradas, 736, Centro Histórico, Porto Alegre
Entrada: gratuita
Ingressos: distribuição uma hora antes de cada sessão, conforme a lotação

Cinco filmes, cinco histórias e nenhum ingresso para pagar. Para quem curte descobrir produções que muitas vezes ficam fora do circuito comercial, a programação é uma bela oportunidade de conhecer um pouco mais do cinema feito no Rio Grande do Sul e ainda assistir a obras que acabaram de passar por um dos festivais mais tradicionais do país.


MAIS SOBRE