Quer tocar no Noite dos Museus? Evento abre seleção para artistas gaúchos e prorroga inscrições | Atlântida
logo atlântida

AO VIVO

Comportamento

SELEÇÃO

Quer tocar no Noite dos Museus? Evento abre seleção para artistas gaúchos e prorroga inscrições

Músicos de todo o Rio Grande do Sul têm até 30 de junho para concorrer a uma vaga na programação da edição que celebra os 10 anos do projeto

03/06/2026 - 18h49min

Se você tem um projeto musical autoral e sonha em se apresentar para milhares de pessoas, esta pode ser a oportunidade perfeita. O Noite dos Museus prorrogou até 30 de junho o prazo de inscrições para artistas que desejam integrar a programação da edição de 2026, marcada para o dia 28 de novembro, em Porto Alegre.

A seleção é voltada para músicos solo, bandas, grupos, coletivos independentes e produtores musicais de todo o Rio Grande do Sul. Os escolhidos vão ocupar palcos espalhados pela cidade e também se apresentar dentro de museus e centros culturais que participam do evento.

Neste ano, a edição tem um significado especial: o projeto celebra uma década de história transformando Porto Alegre em um grande circuito cultural a céu aberto.

Reprodução

A cidade vira palco

Quem já participou do Noite dos Museus sabe que o evento vai muito além das exposições. Durante algumas horas, museus, centros culturais, ruas e praças recebem uma programação intensa que mistura arte, música e experiências gratuitas para o público.

Em 2025, mais de 250 mil pessoas circularam pelos espaços participantes, consolidando o evento como uma das maiores iniciativas culturais do Rio Grande do Sul. Ao longo de nove edições, o projeto já ultrapassou a marca de um milhão de visitantes.

Agora, a organização busca artistas que possam ajudar a construir a trilha sonora da comemoração de 10 anos.

Quem pode participar?

O edital contempla projetos de música instrumental, popular e erudita. Um dos requisitos é que os repertórios sejam totalmente autorais.

Os artistas selecionados receberão cachê e passarão a integrar oficialmente a programação do evento.

Para se inscrever, é necessário possuir CNPJ ativo no Rio Grande do Sul, seja como pessoa jurídica ou MEI, com atividade relacionada à produção musical.

Como fazer a inscrição

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até o dia 30 de junho.

O regulamento completo e o formulário de participação estão disponíveis no site oficial do Noite dos Museus.

Serviço

Inscrições até 30 de junho. Podem participar:

  • Artistas solo
  • Bandas
  • Grupos musicais
  • Coletivos independentes
  • Produtores musicais

Evento principal: 28 de novembro de 2026, em Porto Alegre.

Participação gratuita.

Os artistas selecionados receberão cachê e integrarão a programação oficial da edição que celebra os 10 anos do Noite dos Museus.


MAIS SOBRE