Psicólogos afirmam que homens afeminados são mais desejados por mulheres cansadas de 'hétero top'
logo atlântida

AO VIVO

Comportamento

DEU NO PB

Psicólogos afirmam que homens afeminados são mais desejados por mulheres cansadas de 'hétero top'

Sensibilidade, cuidado e segurança emocional passam a ser vistos como atributos desejáveis em relações afetivas.

27/01/2026 - 16h10min

Psicólogos afirmam que homens afeminados são mais desejados por mulheres cansadas de 'hétero top' / Reprodução

Psicólogos e pesquisadores têm observado mudanças no perfil de comportamento masculinos que despertam maior interesse em parte das mulheres.

Homens que fogem do estereótipo do chamado “hétero top”, associado à rigidez, virilidade e padrões estéticos conservadores, vêm sendo percebidos como mais atraentes, especialmente por mulheres que buscam relações menos baseadas em papéis tradicionais de gênero.

Entre os exemplos citados com frequência nas redes sociais estão figuras públicas como o dançarino Juliano Floss, namorado da cantora Marina Sena, que ganhou atenção ao demonstrar emoções de forma aberta durante sua participação no BBB 26. A atriz Bruna Marquezine também teve relacionamentos com homens como João Guilherme e o cantor canadense Shawn Mendes, ambos frequentemente alvo de questionamentos sobre sua sexualidade, ainda que se declarem heterossexuais e seguros de sua identidade.

Segundo especialistas, a atração não está relacionada à orientação sexual, mas à forma como esses homens se posicionam no mundo. Um estilo mais alternativo, atenção aos detalhes, cuidado com a aparência e liberdade emocional, distantes do visual “camisa polo e tênis esportivo”, são vistos como sinais de autoconfiança e maturidade emocional.

Para Vera Gasparetto, pesquisadora do Instituto de Estudos de Gênero da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o tema ainda é atravessado por estereótipos historicamente construídos.

Ao longo do tempo, foi reforçada a ideia de que mulheres deveriam ser sensíveis e contidas, enquanto homens precisariam ser fortes, provedores e pouco emocionais. Esse modelo é limitador e prejudica ambos os lados.

VERA GASPARETTO



MAIS SOBRE