Descubra os espetáculos que estreiam no Porto Verão Alegre | Atlântida
logo atlântida

AO VIVO

Comportamento

pva

Descubra os espetáculos que estreiam no Porto Verão Alegre

Festival terá programação variada com teatro, música, dança e atrações infantis em diferentes locais da capital gaúcha

29/12/2025 - 15h18min

O Porto Verão Alegre chega à sua 27ª edição apostando forte na criação local: 12 espetáculos gaúchos fazem suas estreias absolutas no festival, entre 8 de janeiro e 8 de fevereiro. Teatro, música, dança, comédia e produções infantis ocupam diferentes palcos de Porto Alegre, com ingressos a preços populares, a partir de R$ 25.

Entre os destaques estão novos trabalhos assinados por Néstor Monastério, Bob Bahlis, Renato Del Campão e Catharina Conte, além de atrações musicais, stand-up e montagens que misturam linguagens e gerações.

Música abre a programação

A primeira estreia acontece no dia 9 de janeiro, com Luana Pacheco apresentando o show A Música Francesa – Ontem e Hoje, ao lado do pianista Luciano Leães, no Instituto Ling. O espetáculo percorre a chanson francesa do clássico ao contemporâneo, passando por Édith Piaf, Brel, ZAZ e Barbara Pravi.

Humor e novas dramaturgias

Nos dias 10 e 11 de janeiro, o Teatro Oficina Olga Reverbel recebe Brodagem: Uma Comédia Drag King, criação de Catharina Conte e Maíra de Grandi. Em cena, dois amigos em versões drag kings usam o humor e o exagero para questionar masculinidades e o machismo estrutural.

A comédia segue em alta com Professoras na Fila do Divã (14 e 15/1), no Goethe-Institut, retrato ácido e bem-humorado da realidade dos educadores da rede pública; com O Impostor (20/1), adaptação contemporânea de Tartufo, de Molière; e com Pirarucu no Tucupi (21 e 28/1), encontro caótico de três mulheres enganadas pelo mesmo homem, no Bar Ocidente.

Música e teatro

A programação também reúne espetáculos híbridos. Por Una Cabeza (21, 25, 27 e 28/1) mistura música, humor e drama para contar a história de um cantor de tango que “quase deu certo”. Já PNCS – Perigos Numa Curva Sinuosa (27 e 28/1), sob direção de Bob Bahlis, cruza teatro e música experimental para refletir sobre aceleração do tempo, cultura digital e sentido da vida contemporânea.

Homenagens

Entre os tributos, Teixeirinha Filho e Teixeirinha Neto celebram o legado de Teixeirinha nos dias 15 e 16 de janeiro, no Teatro Renascença. No dia 28 de janeiro, Mandandolenha homenageia Bebeto Alves, reunindo Volnei Cavalheiro, Gustavo Brodinho e Lincon Ramos.

Stand-up, infantil e dança

O humor segue com a estreia do novo stand-up de Nando Viana, no dia 28 de janeiro, no Teatro AMRIGS. Para as crianças, Comilão e Rói-Rói em: O Morango do Ratinho entra em cartaz nos dias 20 e 21 de janeiro, na Casa de Cultura Mario Quintana. Já a dança marca presença com Trajetórias (3 e 4/2), espetáculo que celebra 20 anos de dedicação ao flamenco no sul do Brasil.



MAIS SOBRE