logo atlântida

AO VIVO

Comportamento

Além da gen Z

Qual é a diferença entre Dix, PVD, CF e Daily nas redes sociais? 

Novos tipos de perfis movimentam as redes sociais e viralizam com brigas, fofocas e códigos próprios entre os mais jovens

13/05/2025 - 18h46min

Atlântida

Se antes o Instagram era só foto com filtro e legenda fofa ou misteriosa com citações, hoje ele virou um verdadeiro multiverso de perfis secretos, postagens limitadas e códigos que, num geral, só quem é da Geração Z entende. 

É CF pra cá, Daily pra lá, Dix em alta e PVD com 5 seguidores. Cada um tem uma função, um estilo e, claro, um nível diferente de privacidade.

Se você ficou perdido treta entre Duda Guerra e Antonella Braga por causa de um simples "seguir" no Dix de Benício Huck - sim, o filho do Luciano Hulk -, calma que a ATL te explica tudo sobre esse tipo de conta nas redes sociais. 

Esse guia vai te mostrar o que significa cada tipo de perfil secreto (ou nem tanto) que tá bombando nas redes — e como eles estão moldando a forma como os jovens se expressam na internet.

Reprodução

CF (Close Friends): o círculo VIP do Instagram

Criado pelo próprio Instagram em 2018, o recurso “Close Friends” (ou “Melhores Amigos”) permite que os usuários compartilhem Stories (e agora também posts no feed!) com uma lista restrita de seguidores.

Mas na mão da Geração Z, o CF virou muito mais do que isso. Hoje, ser adicionado no CF de alguém pode significar afinidade, intimidade e até um leve crush. 

É o tipo de espaço onde rola aquele conteúdo que você não quer que todo mundo veja, mas também não precisa criar um perfil à parte. Fotos espontâneas, indiretas e vídeos engraçados ou reveladores são comuns por lá.

Com o CF, o seu Instagram ganhou uma aba onde só entra quem tem seu selo de confiança aprovado. Às vezes, rola até de ser adicionado naquele CF que não queremos...

Dix: exclusivo para quem tem intimidade

Os perfis de Dix surgiram por volta de 2017 como uma resposta jovem ao excesso de exposição nas redes sociais. A ideia aqui é: dixar. Sim, como uma gíria para "deixar" mesmo, que consiste em postar o que quiser, quando quiser, sem pensar muito se vai ficar bonito no feed. 

É o lugar das festas, desabafos, looks que não foram pro Insta principal e, principalmente, um espaço sem pais ou tios bisbilhoteiros.

Mas nem tudo é tão “off”. A polêmica recente entre as influenciadoras Duda Guerra e Antonella Braga mostrou como o Dix pode ser quase sagrado. A intriga começou pois Duda ficou brava quando Antonella mandou solicitação pro Dix do namorado dela, Benício Huck — e isso, no mundo dos jovens, soa como uma baita invasão de espaço íntimo e até um pouco "fura olho".

A treta foi tanta que até Angélica, mãe do boy, se pronunciou defendendo a privacidade dos filhos e o relacionamento parece ter chegado ao fim. 

Daily: o diário público no estilo blogueiragem 

O Daily é um perfil alternativo que ganhou força nos últimos anos, principalmente entre garotas de 14 a 20 tantos anos. Ao contrário do Dix, o Daily costuma ser público e tem um jeito todo organizado. Aqui, o conteúdo gira em torno da rotina: skincare, “Get Ready With Me”, diários visuais, reflexões e fotos com estética limpa e delicada.

Pensa no Daily como um diário de bordo. É pessoal, mas feito pra "inspirar" quem tá vendo. Um teste drive para ser blogueiro entre os mais próximo e selecionados. 

Tem gente que usa só no Instagram, outros preferem levar essa estética também pro TikTok, onde o estilo Daily já virou febre.

PVD (ou Priv): o caos controlado

O PVD, também chamado de Priv (de “privado”), é uma mistura entre Dix e Daily. Ele nasceu como um espaço bem parecido com o Dix - sem leis, mas com vários seguidores, principalmente dos outros Dix - e hoje é para compartilhar perrengues do dia a dia, com um toque de humor, memes e desabafos reais. 

O PVD é pra rir da própria desgraça, reclamar da aula, falar mal de alguém (com nome ou sem), postar print de conversa e mostrar a vida como ela é — ou pelo menos como parece ser na bolha teen. 

Apesar disso, o PVD também é mais seletivo. As pessoas que entram nele normalmente têm alguma proximidade com o dono do perfil e ou com seu grupo social. 

Reprodução

E o que é a conta secundária no TikTok? 

Hospedada em uma plataforma diferente, as "contas secundárias" tem sido uma ferramenta para os criadores de conteúdo fugirem das estratégias de marca e se aproximarem de seu público.

Esses perfis voltam aos primórdios das redes, quando nossos influenciadores favoritos eram chamados de blogueiros ou vlogers, e o conteúdo consistia em acompanhar seu dia a dia, sem roteiro ou enquadramento. 

Foi pensando nisso que contas com milhares de seguidores - para além dos produtores de conteúdo da Geração Z - ganharam um "irmão". O perfil onde a personalidade busca criar intimidade e conexão com seus espectadores sem as amarras das publis e palavras polidas, tudo isso em vídeos, no geral, com menos de um minuto - é até um pouco irônico -. 

Afinal, por que esses perfis alternativos existem?

A geração Z cresceu com as redes sociais, e por isso sabe muito bem o que é exposição demais. Criar esses espaços segmentados é a forma que os jovens encontraram de manter certo controle sobre o que mostram e pra quem mostram - além de criarem seus clubinhos de inclusão.

Enquanto os mais velhos ainda discutem o uso de rede como vitrine, os adolescentes já criaram suas próprias backdoors digitais, onde se sentem livres para serem mais autênticos e sem filtros.

A treta entre as tiktokers Antonella e Duda Guerra é só um reflexo de como essas dinâmicas são levadas a sério. Porque no mundo dos adolescentes imersos no online, cada perfil tem uma função e cada clique em “seguir” pode ter muito mais significado do que parece.


MAIS SOBRE