Se você é de fora ou tá planejando uma viagem pra capital gaúcha próximo ao verão (ou não), provavelmente já se perguntou: Porto Alegre tem praia? A resposta é um “sim, mas depende”. Calma que a ATL te explica.

Sim, Porto Alegre tem praia, só que não é no mar
POA pode não ter aquele oceano azul estonteante no horizonte, mas tem praias de água doce que fazem parte da vida dos porto-alegrenses. A cidade é banhada pelo Guaíba, um enorme lago (sim, lago) que muitos ainda chamam de rio, e é ali que rolam as praias urbanas.
As mais conhecidas? Praia de Ipanema, Lami, Belém Novo e a charmosa Itapuã. Todas têm faixa de areia, calçadão ou áreas de natureza preservada, e são ótimas opções pra curtir o verão ou um passeio diferente sem sair da grande capital.
Praia de Ipanema
Localizada na zona sul da cidade, a Praia de Ipanema é perfeita pra caminhar, tomar um chimarrão com os amigos e curtir o visual. Apesar de nem sempre estar própria pro banho (é preciso verificar os Relatórios de Balneabilidade mais recentes), o cenário compensa — ainda mais no por do sol. É um dos lugares preferidos da galera pra fazer piquenique ou dar aquele rolê de bike.
Belém Novo e Lami
Essas duas são mais distantes do centro e têm cara de praia do interior. A vibe é tranquila, com menos movimento, muita natureza e clima de descanso. O banho de água doce aqui rola com mais frequência, dependendo da condição da água.
Itapuã
Quer um rolê mais aventureiro, natureza quase intocada e águas geralmente mais limpas? Itapuã é o destino.
Fica um pouco além de Belém Novo, dentro da região de preservação ambiental do Parque Estadual de Itapuã, no município de Viamão, vizinho de Porto Alegre, e conta com prainhas lindas como Praia das Pombas, Praia de Fora e Praia do Camping. É aquele lugar pra passar o dia, relaxar e esquecer da correria.
Então dá pra curtir um “climinha de litoral"
Porto Alegre pode não ter mar, mas o combo de calorão + pôr do sol + areia + água tá garantido. E se você quiser dar um pulo em praias de verdade (de mar), é só pegar a estrada: Tramandaí, Capão da Canoa, Atlântida, Torres e Cassino, estão a cerca de 1h30 a 2h30 da cidade. Ou seja: dá pra ser da capital e ainda curtir uma prainha de fim de semana.