Se tem um evento que está movimentando Porto Alegre nos últimos tempos, é a 14ª Bienal do Mercosul. A edição de 2025 desembarcou na cidade no dia 27 de março e segue até 1º de junho, espalhando arte, cultura e reflexão por 88 espaços da capital gaúcha e região metropolitana. Com entrada gratuita e obras de 77 artistas de diferentes países, essa edição está com um conceito poderoso: “Estalo”, uma provocação direta à ideia de transformação.

Sob o tema “Estalo”
O conceito curatorial da mostra deste ano é “Estalo”, uma metáfora poderosa sobre transformação. Sabe aquele clique interno que muda tudo de uma hora para outra? É exatamente isso que a Bienal propõe. Uma experiência que mexe com os sentidos, seja na natureza, nos corpos ou na sociedade, o que nos tira do lugar-comum e convida a pensar o mundo de novos jeitos.
A curadoria é liderada por Raphael Fonseca, com Tiago Sant’Ana e Yina Jimenez Suriel como curadores adjuntos, Fernanda Medeiros como curadora assistente, e Andréa Hygino e Michele Zgiet na curadoria pedagógica. Na curadoria de programa público estão Anna Mattos e Marina Feldens. A empresária Carmen Ferrão preside o evento.
18 espaços e novas conexões com a cidade
Nesta edição, a Bienal aposta em ocupar os espaços de Porto Alegre e região metropolitana e leva arte para novos territórios. Pela primeira vez, bairros como Lomba do Pinheiro e Restinga entram na rota cultural, assim como locais inéditos no circuito, como a Cinemateca Capitólio, o Pop Center, o Museu do Hip Hop e a Fundação Vera Chaves Barcellos, em Viamão.
Entre os espaços mais conhecidos, destaque para a Usina do Gasômetro, que teve sua estreia para o evento, parcialmente reaberta após anos em obras, e o Farol Santander, que volta a receber o público após ser atingido pelas enchentes em 2024.
Confira os locais participantes:
- Usina do Gasômetro
- Farol Santander
- Cinemateca Capitólio
- Museu do Trabalho
- Museu do Hip Hop
- Pop Center
- Fundação Iberê Camargo
- Casa de Cultura Mário Quintana
- Museu de Arte do RS (MARGS)
- MAC-RS
- Goethe-Institut
- Instituto Ling
- Fundação Ecarta
- Espaço Força e Luz
- Estações Cidadania da Restinga e Lomba do Pinheiro
- Vila Flores
- Fundação Vera Chaves Barcellos
Experiência imersiva
A Bienal vai além das salas de exposição. A programação inclui performances, palestras, workshops, sessões de cinema, passeios ambientais e aulas de yoga e corridas coletivas.
Um dos destaques é o projeto “Corre Bienal!”, que une arte e movimento em percursos pela cidade com o coletivo Salve Corre. Já o projeto “Portas para a Arte” envolve mais de 40 galerias da cidade com 63 exposições paralelas.
Outro ponto alto é a Cine Estalo, série de exibições que rola na Cinemateca Capitólio com filmes que abordam questões indígenas, femininas, LGBTQIA+ e questões urbanas contemporâneas.
Confira a programação dos últimos dias de Bienal do Mercosul!
Além das obras espalhadas pela cidade, a Bienal do Mercosul oferece uma programação extensa e plural. Tem performance, cinema, passeios, debates e até yoga. Tudo de graça! Dá uma olhada no que ainda rola neste mês:
20/05 – Cine Estalo: As Primeiras + O Bixiga é Nosso!
19h às 22h
Cinemateca Capitólio
Do futebol feminino dos anos 80 às lutas pela preservação do bairro do Bixiga.
21/05 - Fundações Culturais no Brasil: Sustentabilidade e Indústria Criativa
Às 19h
Instituto Ling
Mesa aberta sustentabilidade e indústria criativa no campo cultura com Sérgio Sá Leitão, Adriana Rouanet, Benhur Bortolloto e Carolina Rosados dos Santos.
22/05 – Corre Bienal! com o coletivo Salve Corre
9h às 10h
Local a definir
Corrida urbana de 3,5 km e 6 km que conecta arte e movimento, passando por locais da Bienal.
24/05 - Estalo Ball
16h às 21h
Av. São Paulo, 1017 - São Geraldo
Ballroom da Bienal, parte dos projetos de Programas Públicos
27/05 – Cine Estalo: Se eu tô aqui é por mistério + Vollúpya + Salão de Baile
19h às 22h
Cinemateca Capitólio
Curtas que exploram o futuro, as identidades queer e a cultura ballroom.
29/05 - Cine Estalo - Veraneio: Uma Antologia Negra + Terror Mandelão
19h às 22h
Cinemateca Capitólio
Dois minidocumentários de história de resistência e ascensão por meio da música.
31/05 - Aula de Yoga
9h – 11h
Instituto Ling
A prática de yoga é uma ferramenta poderosa para o bem-estar físico, mental e emocional, promovendo o equilíbrio entre corpo e mente.
“Portas para a Arte”: 63 exposições extras em galerias
Durante a Bienal, 42 galerias de arte da cidade participam do projeto “Portas para a Arte”, somando 63 exposições paralelas em diferentes regiões de Porto Alegre. Um verdadeiro circuito expandido para quem quer mergulhar ainda mais no universo artístico.
“Arte no prato”: conteúdo até no paladar
O projeto complementar da Fundação Bienal do Mercosul propôs a estabelecimentos de Porto Alegre e Viamão o desafio de criar um prato ou drink com o conceito da 14ª edição.
Esse cardápio está disponível entre 27 de março e 1 de junho. Nesta edição, são 50 restaurantes confirmados com pratos especiais. A lista completa de estabelecimentos e pratos está disponível no site da Bienal. Confira alguns:
- Atelier de massas
- Benjamin Osteria Moderna
- Café da Catedral
- Dona Quitanda
- Giallo Sanduicheria
- Koh Pee Pee Thai Restaurant
- Mark Hamburgueria
- Premium Plaza - Mule Bule Gastronomia
Um evento gratuito e para todos
A 14ª Bienal do Mercosul prova que arte deve estar ao alcance de todos. Com entrada gratuita, foco em diversidade, acessibilidade e uma programação para lá de recheada, ela convida o público a refletir, se emocionar e viver novas experiências.