Primeiro vídeo do YouTube completa 20 anos de publicação
logo atlântida

AO VIVO

Comportamento

Histórico 

Primeiro vídeo do YouTube completa 20 anos de publicação

Pequeno clipe foi divulgado por um dos fundadores da plataforma

29/04/2025 - 15h50min

Atlântida
Reprodução
Jawed Karim no primeiro vídeo do YouTube

O YouTube completou seus 20 anos na última quinta-feira (24). Com mais de 20 bilhões de vídeos publicados, a plataforma é hoje a maior do segmento de vídeos. 

O domínio no nome "YouTube.com" foi lançado em 14 de fevereiro, mas o aniversário da rede é comemorado oficialmente no dia do envio do primeiro vídeo. 

A gravação que inaugurou a rede foi publicada por Jawed Karim, um dos fundadores do YouTube, com o título “Me at the zoo”. Em apenas 19 segundos de duração, o vídeo mostra o jovem em frente aos elefantes no zoológico de San Diego, nos Estados Unidos.

“Certo, então estamos aqui em frente aos elefantes. O legal desses caras é que eles têm trombas muito, muito, muito compridas. E basicamente é isso que tenho para dizer”, ele fala. 

Atualmente o vídeo conta com 358 milhões de visualizações e novos comentários são adicionados todos os anos pelos usuários da plataforma - já são 10 milhões -. O canal, com o nome de Jawed se mantém ativo e tem 5,42 milhões de inscritos, apesar de esse ser o único vídeo postado. 

No mesmo dia, outro vídeo também foi publicado: “My Snowboarding Skillz”. Com apenas 10 segundos de duração, o vídeo acumula 5,4 milhões de visualizações. 

De acordo com a Agência AFP, hoje o YouTube tem 2,5 bilhões de usuários ativos atualmente, por dia são publicados 20 milhões de vídeos novos. 

Do surgimento a venda bilionária 

A ideia de criar a plataforma de vídeos surgiu durante um jantar com Jawed Karim e os outros dois fundadores, Steve Chen e Chad Hurley. Na época, os três eram funcionários da empresa de pagamentos online PayPal.

A venda para o Google aconteceu menos de um ano e meio após seu início, em novembro de 2006. O negócio entre Google e YouTube rolou depois que plataforma apresentou três acordos com empresas de comunicação para evitar processos de direitos autorais.

Reprodução
Fundadores do YouTube: Jawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley

Pela bagatela de US$ 1,65 bilhão (R$ 3,5 bilhões, na cotação da época), a empresa passou a operar independentemente de dentro do Google, contando ainda com seus fundadores e 67 empregados. 



MAIS SOBRE