Se você já se pegou assistindo vídeos no TikTok de ursinhos tomando café ou coelhos fofos fazendo compras no supermercado, aqui é o seu lugar: tu acaba de ser oficialmente capturado pelo universo de Bobbie Goods e os demais livros de colorir.
Criado pela artista americana Abbie Goveia, esse estilo de livro de colorir virou vício nas redes sociais e chegaram as mesas de jovens e adultos que buscam relaxar a mente enquanto preenchem páginas com cores de canetas e cenários cheios de vida e informações.
Mas não é só os traçados fofos e de cenas reconfortantes que chamam atenção. Quem mergulha nesse mundo logo percebe: a escolha dos materiais certos (e a dedicação e aceite de erros) faz toda a diferença no resultado final. E aí entra a dúvida clássica: quais são as melhores canetas e marcadores para pintar livros como os de Bobbie Goods?
A ATL te ajuda com uma lista de indicação de canetas e outros materiais

1. Canetas Brush Pen de ponta dupla
As favoritas de 10 entre 10 os fãs dos livros de colorir! A vantagem está justamente nas duas pontas: uma mais fina para detalhes e outra estilo pincel para preencher áreas maiores.
Esses são os materiais ideais para criar degradês, contornos e efeitos de sombreamento com mais facilidade.
Nesse estilo, marcas já conhecidas de quando estávamos na escola, como Faber-Castell e Stabillo.
2. Marcadores à base de álcool ou óleo
Quer aquele acabamento uniforme, lisinho e profissional? Os marcadores à base de álcool e óleo são os melhores para isso.
Essas são os que você provavelmente já viu nas redes sociais em marcas, cores e tamanhos diversificados. Eles funcionam super bem no papel mais grosso dos livros da Bobbie Goods.
Por serem de um material mais pigmentado, podem acabar transferindo para páginas posteriores, o ideal é usar um plástico entre as camadas ou até mesmo destacar a folha que vai pintar.
As marcas preferidas dos tiktokers e dos canais de compra são: Touch, Copic, Cis, Chen Rui, e a mais famosa de todas, a Ohuhu.
3. Canetinhas Fine Liner
Para quem já está mais engajado ou pretende investir de vez no hobby, as canetas de ponta superfina são as ideais pra fazer contornos e detalhes minúsculos.
Se você gosta de adicionar texturas com efeitos minúsculos ou destacar certos elementos do desenho, elas são o que você procura para complementar sua pintura
Aqui as opções de marcas são quase infinitas: Staedtler, UniPin, Sakura Micron e Stabillo.
4. Canetinhas Jumbo
Sim, essas são aquelas que usávamos no jardim da infância ou talvez os seus filhos usem, o que pode ser um ponto positivo para o seu bolso.
Apesar de não serem comuns como material, alguns vídeos na internet têm viralizado com desenhos em que essas são as canetas base. A oferta de cores base e primárias permite uma misturas e criação de novos tons.
Para encontrar esse materiais é bem fácil, a loja de 1,99 pertinho da sua casa tem eles (e o melhor de tudo, ajuda também o bolso): Compactor, Faber-Castell, Cis, Acrilex e Maped.
5. Gel pens
Para quem ama brilho e detalhes delicados como os famosos destaques em branco, as gel pens são uma ferramenta à parte. Existem versões metálicas, neon e até com glitter.
Super úteis para dar aquele toque especial em estrelinhas, gotas, efeitos especiais e outros elementos mágicos do desenho.
Os estojos baratinhos também comportam essas especificidades: Gelly Roll, Cis, Molin e Faber-Castell.
Por que trend de Bobbie Goods deu tão certo?
Pintar é relaxante, intuitivo e não exige talento profissional. Os conteúdos são hipnotizantes: você começa vendo um vídeo por acaso e, quando percebe, já está pesquisando onde comprar seu próprio exemplar. Ou canetas melhores rs.
No TikTok, vídeos de pinturas de livros como os da Bobbie Goods somam milhões de visualizações. Com criação de histórias e até versões alternativas como os “pobregoods” ou temáticos como da banda One Direction, o novo hobbie caiu no gosto do público.