
O Pretinho Básico, um dos programas mais populares do rádio e dos podcasts brasileiros, que completou 18 anos de história em 2025, acaba de alcançar uma marca impressionante: 50 milhões de streams no Spotify. A celebração aconteceu ao vivo nesta terça-feira (4), quando Neto Fagundes invadiu o estúdio para entregar ao Alexandre Fetter (e todo o elenco presente) a placa Creator Milestone Award de Bronze, em reconhecimento ao sucesso da atração na plataforma. Assista ao momento:
A homenagem faz parte de uma iniciativa do Spotify que celebra artistas e programas com grandes marcas de audiência na plataforma. Agora, o Pretinho Básico entra para o seleto grupo de produções brasileiras reconhecidas oficialmente pelo streaming, ao lado de nomes como Podpah, Flow, NerdCast, Não Inviabilize e Modus Operandi.
Em entrevista, o criador do programa, Alexandre Fetter, reflete sobre a trajetória ao longo de quase duas décadas de PB:
Estamos em Porto Alegre, uma cidade de 1 milhão e meio de habitantes, num estado de 10 milhões de habitantes, no sul do Brasil, longe dos grandes centros globais e estamos assim. É muito gratificante e só nos ensina que temos que continuar fazendo da mesma maneira como fizemos no primeiro dia, sem qualquer pretensão.
ALEXANDRE FETTER
Diretor Artístico da Rádio Atlântida
O sucesso é resultado direto da conexão do PB com seu público. Somente entre janeiro e outubro de 2025, o programa já acumula mais de 11,5 milhões de reproduções. O marco simboliza não apenas o tamanho da audiência, mas também o engajamento, a consistência e a relevância do Pretinho no cenário do áudio brasileiro.
Sobre o futuro, Fetter mantém os pés no chão e o bom humor de sempre:
A nossa pretensão não é aumentar para 100 milhões, não. A nossa pretensão é seguir levando alegria para a galera. Seguir nos divertindo dentro do estúdio e envolvendo a galera que está fora nessa vibração. O que vem depois é a consequência dessa química entre a rádio e o público.
ALEXANDRE FETTER
Diretor Artístico da Rádio Atlântida
18 anos de história
No ar desde 2007, o Pretinho Básico se consolidou como um fenômeno de audiência e um marco do humor e entretenimento no sul do país. Com um formato leve e bem-humorado, o programa mistura notícias curiosas, comentários sobre o cotidiano e debates descontraídos sobre comportamento e cultura pop, sempre com a irreverência característica do elenco.
Transmitido pela Atlântida FM e disponível em formato de podcast no Spotify, o Pretinho conseguiu expandir sua audiência para além do rádio, conquistando ouvintes em todo o Brasil e até fora do país. O marco de 50 milhões de streams confirma o que os fãs já sabiam: o PB segue fazendo história dentro e fora do ar.

