logo atlântida

AO VIVO

Futuro do Mundo

VOLTA AO PASSADO

Pais trocam smartphone por telefone fixo estilo anos 90 para proteger os filhos da geração Alpha do vício em telas

Aparelhos como o Tin Can permitem ligações apenas para contatos aprovados, sem tela, redes sociais ou internet, e já venderam centenas de milhares de unidades nos EUA e Canadá

21/09/2026 - 15h54min

Reprodução
Telefones como o Tin Can resgatam o modelo dos anos 1990 para reduzir o tempo de tela das crianças

Se tem uma cena que parecia definitivamente enterrada pelo tempo, era a do telefone fixo. Mas nos Estados Unidos, pais preocupados com o uso precoce de smartphones estão resgatando justamente esse objeto para proteger os filhos da geração Alpha.

Aparelhos como o Tin Can, conectado ao Wi-Fi e inspirado nos modelos dos anos 1990, permitem que crianças façam ligações sem tela, aplicativos, redes sociais, câmera, navegação na internet ou troca de mensagens. As chamadas ficam restritas a contatos previamente aprovados pelos pais, que mantêm o controle total sobre quem pode entrar em contato com os pequenos.

A proposta é simples: adiar o acesso aos smartphones e reduzir a exposição ao tempo de tela, ao vício digital e aos riscos do ambiente online, sem impedir que as crianças conversem com amigos e familiares normalmente.

Lançado em abril de 2025, o Tin Can já afirma ter vendido centenas de milhares de unidades nos Estados Unidos e no Canadá. A procura acompanha um movimento crescente de famílias que buscam dar mais autonomia para os filhos, mas sempre com segurança e controle parental por perto.

No Brasil, apesar do interesse crescente pela tendência, ainda não existem marcas de telefones voltados especificamente para o público infantil.

Vale lembrar que a Geração Alpha é composta por pessoas nascidas entre 2010 e 2024, tendo atualmente entre 2 e 16 anos de idade, ou seja, a primeira geração a crescer cercada de smartphones desde o berço.


MAIS SOBRE