
Já caiu em alguma pegadinha de 1º de abril? Se você não foi enganado nessa data tão especial, com toda certeza já caiu em algumas mentiras e histórias curiosas, na internet e fora dela.
A origem mais popular da comemoração surgiu na França do século XVI, quando o calendário foi reformulado e o Ano Novo passou a ser celebrado em 1º de janeiro, em vez de entre 25 de março e 1º de abril. Na época, alguns moradores resistiram à mudança e continuaram comemorando no antigo período, e ali surgiu uma oportunidade: eles começaram a receber convites para festas inexistentes e serem alvos de pegadinha na data em questão.
No dia escolhido para “homenagear” a mentira, a ATL te lembra as maiores histórias falsas que provavelmente você já caiu – ou pelo menos deu risada disso -.
A substituição da Avril Lavigne

Em 2011, um blog nascido no Brasil, divulgou uma teoria conspiracionista sobre uma suposta substituição da cantora canadense Avril Lavigne após o lançamento de seu primeiro álbum, em 2002. Na teoria, os fãs apontam diferenças físicas entre a Avril “antiga” e a “atual”, como o novo formato do nariz e o sumiço de certas marcas de nascença. A altura de 1,58 m, registrada em 2002 na internet, que foi confirmada ser de 1,55 m. E até a voz teria mudado, de mezzo para soprano – e a “nova” Avril supostamente não conseguiria alcançar as mesmas notas que a original.
A substituição teria sido feita, pois, a cantora original não teria aguentado a pressão da fama aos 17 anos e tirado sua própria vida. O plano para a “troca” seria arquitetado pelo empresário L.A. Reid, para não perder a estrela.
Para embasar a teoria, o site aponta outras evidências que comprovariam a substituição por uma sósia, denominada Melissa Vandella.
Em 2024, a própria cantora comentou a situação e esclareceu que na verdade acha engraçado. “Tipo, por um lado, todo mundo diz: ‘Você continua a mesma coisa! Você não envelheceu nadinha!’. Em contrapartida, há uma teoria da conspiração de que eu não sou eu. Sinceramente, não é tão ruim. Poderia ser pior, certo?’’ revelou ela em um podcast.
Papa de casaco puffer

Com o boom das imagens geradas por Inteligência Artificial, imagens falsas do Papa Francisco usando um gigante casaco branco acabaram viralizando nas redes sociais. As fotografias foram criadas através da ferramenta Midjourney, uma inteligência artificial que gera artes a partir de uma descrição textual.
O caso Marina Joyce

Em 2016, a youtuber Marina Joyce mobilizou uma multidão nas redes sociais em busca por sua liberdade, na época, internautas acreditavam que a influenciadora havia sido raptada e estava pedindo ajuda em seus vídeos.
Nos vídeos, Marina mantinha o olhar fixo para fora da lente da câmera, certas vezes interrompendo o raciocínio da fala, como se algo atrás da filmadora a tivesse chamado atenção. Esses sinais foram o suficiente para despertar um alerta em seus seguidores. A hashtag #SaveMarinaJoyce tomou o topo dos assuntos mais comentados por dias nas redes.
Na data a repercussão a nível internacional não apenas chamou atenção dos seguidores, mas também angariou os esforços da Scotland Yard, que chegou a ir ao endereço da youtuber.
A grávida de Taubaté
Maria Verônica Aparecida César Santos, ganhou fama em 2012, quando alegou estar grávida de quadrigêmeos. Na época, a dona de escolinha infantil, foi a programas de tv e jornais onde arrecadou doações e teve sua história espalhada pelo Brasil.
Por ser moradora de Taubaté, no estado de São Paulo, o caso levou o nome da cidade consigo quando a “gestante” foi desmascarada também em um programa televisivo, que entrevistou até mesmo o médico da mulher.
O caso do Et Bilu
O ET Bilu se tornou um fenômeno nacional depois de enviar uma famosa mensagem, em rede nacional, para os brasileiros: “busquem conhecimento”. O caso aconteceu depois que Urandir Fernandes de Oliveira abriu a comunidade Projeto Portal, no município de Corguinho (MS), para supostamente provar a existência de um ser alienígena.
A primeira aparição do “alienígena” na TV aconteceu em 2010, no antigo programa CQC. Na ocasião, o repórter Danilo Gentili foi enviado para a comunidade para entrevistar o ET Bilu.
Aparecimento de Michael Jackson em Paris
Após a morte do rei do pop, Michael Jackson, em 2009, inúmeras foram as supostas “aparições” do astro. Essas situações são embasadas pela teoria de que o cantor poderia ter forjado a própria morte para fugir da fama e especulação.
Ao longo dos anos, o atro esteve na Ásia, por todos os cantos dos Estados Unidos e até mesmo na Bahia – quem dera-. Mas o boato mais famoso na internet aconteceu em Paris, na França, onde um casal gravou o suposto momento em que o astro sai de uma loja na cidade da luz