Já imaginou você ter um carro nas características de um psicopata? Pois é, uma pesquisa revelou quais as marcas e cores preferidas dos que têm um problema psiquiátrico.

O site britânico Scrap Car Comparison (“Comparação de Sucata”) é especializado em vendas de veículos danificados ou com perda total, permitindo comparar sua sucata com outras para ver quanto vale. Para avaliar o perfil de seus usuários, eles decidiram fazer um pequeno experimento: comparar o perfil psiquiátrico das pessoas em certo critério com os carros que possuem (no caso, possuíam).

“A frase ‘dirigir como um psicopata’ pode se referir a alguém dirigindo perigosamente, mas alguns motoristas são mais psicopatas que outros?”, anunciaram em seu blog. “E pessoas compartilham essas características com outros que dirigem a mesma marca que eles? Essas reputações [de marca de psicopata] são válidas?”

O site aplicou uma avaliação psiquiátrica em 2 mil de seus leitores, relacionando o resultado com os modelos e cores que possuíam. É um teste razoavelmente sério: foi baseado em outro teste da Psych Central, revisado por um psiquiatra registrado.

O carro ideal do psicopata
O resultado do teste é um score de 0 a 36, e o resultado são as médias das notas dos donos dos carros. A média geral no teste foi 6,6.

Essas foram as notas baseadas em marca. Donos de BMW tem a maior (quase o dobro da média), e donos de Skoda tem a menor nota.
psicopata tabela 1

tabela psicopata 2

Assim, o carro “mais psicopata” de todos seria uma BMW elétrica dourada.

Alguns poréns
A nota dos testes tem a seguinte avaliação:

0-18 – sem psicopatia
19 -26 – possível psicopatia
27 + – provável psicopatia

Note que em nenhuma categoria a média das pessoas é considerada psicopata, mesmo em potencial. Mas está mais perto de ser psicopata, tem mais características psicopatas, que os que preferem carros diferentes.

Se você sabe um pouco de inglês, pode tentar o teste no blog da Scrap Car Comparison clicando aqui. Também há uma versão em português neste outro site.

Lembrando que testes na internet não tem valor científico; visite um psiquiatra se acredita ter uma condição mental.