doacao de sangue mundoidao_destaque

Muitas pessoas não sabem que salvar vidas leva menos de 15 minutos (que é o tempo máximo que a agulha fica no braço do doador), só que o pior é aquelas que sabem o quanto o processo é rápido, mas após a primeira doação, nunca mais voltam. O governo da Suécia encontrou recentemente uma solução para incentivar o retorno dos doadores com o envio de mensagens de texto SMS pelo celular quando aquele sangue coletado do doador ajuda um paciente. Assim, o doador sabe que realmente salvou uma vida e lembra o quanto é importante voltar para continuar contribuindo.

“Obrigado! O sangue que você doou em 13 de janeiro de 2015 já foi benéfico para outro paciente. Sinceramente, Central de Sangue”, agradece a mensagem em sueco, segundo a postagem de um doador no Twitter.

Sweden

Após viralizar na rede, a iniciativa se tornou um sucesso em terras suécas. Enquanto isso, na América Latina, sem os SMSs dos hemocentros, apenas 41% dos doadores de sangue são voluntários não remunerados nem por reposição, segundo a Organização Mundial da Saúde (a meta da entidade é alcançar 100% de doações voluntárias). O Brasil necessita diariamente de 5,5 mil bolsas de sangue, mas o MINISTÉRIO DA SAÚDE ADVERTE: apenas 300 mil pessoas doam sangue a cada mês, equivalente a 1,8% da população. Se 4% dos brasileiros doasse sangue todos os meses, estima-se que os hemocentro manteriam sempre seus estoques em níveis adequados.

Vale lembrar que no Brasil, segundo o artigo 473 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), quem doa sangue poderá deixar de comparecer ao serviço sem descontos no salário por um dia em cada doze meses trabalhados, em caso de doação voluntária devidamente comprovada. Já o artigo 97 da lei 8.112/90 concede aos funcionários públicos civis federais (ou seja, exceto militares) a ausência de um dia do serviço sem desconto de salário para a doação de sangue, sem limite anual de doações. Em Santa Catarina, quem comprova ser doador de sangue frequente (no mínimo três vezes a cada doze meses) fica isento do pagamento de inscrição para concursos públicos estaduais. E, melhor ainda, no Paraná e Espírito Santo doadores de sangue frequentes têm direito a pagar meia entrada em eventos culturais!

O processo é simples e consiste no cadastro de informações, caso você ainda não seja doador, seguido por orientações e esclarecimentos sobre a doação, pré-triagem, para saber se a pessoa tem condição de doar naquele dia, triagem, que consiste em entrevista para saber os hábitos e condições de saúde com o intuito garantir que a doação não traga prejuízos a quem vai receber o sangue, coleta, que dura de 5 a 15 minutos (sim, é ridículo de rápido) e um lanche digno de hotel, com bolachas, bolinho, sucos etc.

lanchinho doacao de sangue mundoidao

Para doar, basta pesar mais de 50 quilos e levar documento de identificação com foto original. Homens podem doar a cada três meses e mulheres a cada quatro meses. A exigência é feita devido à reposição dos estoques de ferro, que nas mulheres é mais demorada em virtude das perdas durante os ciclos menstruais. Ah! Por um retrocesso inexplicável, homens que tiveram relações homossexuais nos últimos doze meses são impedidos de doar sangue…

MAS ENFIM, SÃO VÁRIOS MOTIVOS PARA VOCÊ, BRASILEIRO, NÃO ESPERAR UM SMS CARINHOSO PARA DOAR SANGUE! (mas se deixar o Whatsapp aí nos comentários, mandamos nudes e mensagens te lembrando de doar ;D)

doação de sangue mundoidao