A palavra Sustentabilidade é por vezes associada a questões ambientais, porém, ser sustentável aborda uma gama de aspectos além dos ambientais. Um excelente exemplo disso é um abrigo para sem-tetos em Atlanta, Estados Unidos.

Através de hortas cultivadas no terraço do prédio, o abrigo consegue fornecer alimentação orgânica e de qualidade para seus residentes.
As hortas são cultivadas pelos próprios frequentadores, que além de receberem desconto na alimentação que estão produzindo, desenvolvem habilidades de jardinagem, cultivo e outras capacitações.
São 80 canteiros que produzem espinafre, cenoura, couve e diversos outros vegetais.

Jardim Organico-01

Mais uma das ações sustentáveis no abrigo é o sistema de captação de água da chuva que é usado para regar as hortas e futuramente será utilizado para abastacer os banheiros e lavanderia do espaço. Além disso, há colméias produzindo mel no terraço, que quando pronto, é distribuído aos residentes e colaboradores.

Através de pequenas ações, o abrigo reduz o consumo de água, produz alimentos saudáveis, reduz custos com alimentação e capacita os sem-teto, gerando inclusão social.
O resultado dessas ações compreende aspectos ambientais, sociais e economicos, traduzindo assim, o conceito de Sustentbilidade de uma maneira muito mais ampla.

Jardim Organico-02-01

Confira o trabalho aqui, e assista o vídeo abaixo:

QUANDO TODOS COLABORAM, TODO MUNDO GANHA!