Mick Fanning nas ondas de Imbituba

A quarta etapa do WCT já está rolando no Rio de Janeiro, com toda a turma do Brazillian Storm. Surfe top que já pegou onda em Santa Catarina. Pois é, quem é de SC ainda deve lembrar, ou ouviu falar, de quando a etapa do WCT rolava nas ondas catarinenses. Com Mineirinho, Kelly Slater, Mick Fanning rasgando nas ondas de Florianópolis ou de Imbituba.

Dá saudade, né? Mas e ae? Por que não volta para nossa terrinha?

O motivo é muito simples e matemático: o poder público de Santa Catarina não condições de pagar os incentivos financeiros que a WSL pede para a realização do evento. Falta GRANA, CACIFE, CASCALHO.

Sem confirmar valores, a organização do campeonato disse que a etapa custa até 10 vezes maior do que 2001, quando ainda era em SC, na praia de Imbituba. Já a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina afirma que a WSL pede até R$ 5 milhões de incentivo.

— São valores altos demais para o Estado, não podemos concentrar tantos investimentos em alguns poucos eventos e deixar a formação do esporte e o catarinense sem ações. Não há recurso para fazer tudo, por isso temos que priorizar os eventos que são realmente importantes ao Estado. Uma etapa do WCT é importe? É importante, mas há uma dificuldade porque o valor é muito alto — explica o secretário de estado Filipe Mello.

O WCT deve ficar pelo Rio de Janeiro mesmo. ENQUANTO ISSO, O JEITO É MATAR A SAUDADE NO YOUTUBE.