23fev2015---allen-zderad-68-se-emociona-ao-enxergar-sua-mulher-em-um-teste-com-olho-bionico-nos-eua-1424741719858_615x300

Allen Zderad, de 68 anos, há 20 sofre de uma doença ocular degenerativa chamada retinitis pigmentosa, a qual o deixou cego. Sem tratamento e sem cura, o cara voltou a enxergar depois de 10 anos graças a uma tecnologia semelhante a um olho biônico.

A tecnologia chamada de “Segunda Visão” tem a supervisão do oftalmologista Raymond Iezzi Jr., pesquisador da Mayo Clinic, dos Estados Unidos. Com o sistema, 60 eletrodos foram instalados no olho de Zderad. Eles interagiam com uma câmera instalada em seus óculos e com um microcomputador que enviava as informações aos eletrodos implantados na retina. De lá, os sinais voltam para o nervo ótico.

A “Segunda Visão” ainda não possibilita que Zderad distinga rostos ao seu redor, mas que seja capaz de ver formas e distinguir silhuetas humanas. Depois de 10 anos, ele conseguia enxergar seu próprio reflexo numa superfície de vidro.

A maior emoção, contudo, foi quando ele viu sua mulher pela primeira vez depois de ficar cego. No vídeo feito pelos pesquisadores, a reação de Zderad ao ver a esposa é emocionante. Ele aproveita para brincar que não foi difícil reconhecê-la, afinal ela é a mulher mais bonita na sala.

É CONTAGIANTE A ALEGRIA E A EMOÇÃO DO CARA.