Torcedoras holandesas

Nem mesmo as torcedoras são suficientemente hipnotizantes para evitar que, ao assistir a um jogo da Holanda, deixe de se notar algo muito estranho: por que a camiseta da seleção holandesa é laranja se não há laranja na bandeira da Holanda?

Primeiro é preciso explicar, para quem não sabe, que a bandeira holandesa é composta por três listras horizontais, de cima para baixo nas cores vermelha, branca e azul (no cantinho da imagem acima). Em seguida, cabe dizer que essa bandeira já teve sim a cor laranja, no lugar do vermelho. Todavia, como o laranja, quando a pintura ficava velha, puxava para o vermelho, optou-se por adotar o rubro de vez. Tudo bem, mas de onde vem o laranja?

A Holanda é uma monarquia (parlamentarista, mas, ainda assim, monarquia) ou seja, tem um rei e uma família real. A cor laranja é referente à casa real da dinastia dos Orange (que, aliás, significa laranja). Trocando em miúdos, trata-se da cor do rei.

Em função do laranja, associado ao excelente futebol apresentado na Copa do Mundo de 1974, a seleção holandesa, conhecida como “carrossel holandês“, passou também a ser chamada de “A Laranja Mecânica” – alusão ao filme homônimo de Stanley Kubrick lançado no ano anterior.

Muita informação histórica para alimentar sua curiosidade. Agora, fique com aquilo que a Holanda tem de melhor: as torcedoras.

Torcedoras holandesas

Torcedoras holandesas

Torcedoras holandesas

Torcedoras holandesas

Torcedoras holandesas

Torcedoras holandesas