Roger Milla

A Copa do Mundo é uma competição de tiro curto, sete jogos separam um time do título. Sendo assim, não há motivos para não apostar em craques mais velhos – que muitas vezes não aguentariam a temporada completa de um clube, mas podem dar conta do recado no mundial.

A Seleção de Camarões apostou, na Copa do Mundo de 1994, em Roger Milla. O jogador havia sido um dos destaques do elenco na copa anterior (1990, na Itália), quando o time chegou às semifinais. Aos 42 anos, apenas por estrear na Copa de 94, Milla se tornou o jogador mais velho a disputar um mundial.

ATUALIZAÇÃO: depois que esse post foi publicado, o goleiro colombiano Faryd Mondragón entrou no segundo tempo da vitória de 4 a 1 s0bre o Japão na Copa de 2014, e, com 43 anos, se tornou o novo jogador mais velho dos mundiais. Milla, todavia, segue como o mais velho a fazer um gol em copas.

Roger Milla, o jogador mais velho a fazer gol em Copas

A história do torneio ainda guardava outro recorde para o camaronês. A campanha não foi tão boa, e a seleção não passou da primeira fase. Na partida de despedida, todavia, com 42 anos e 39 dias, Roger Milla fez o gol de honra na derrota para a Rússia por 6 a 1 (veja abaixo), e se tornou o jogador mais velho a marcar gol em copas do mundo.

É uma marca difícil de ser quebrada. Exceto, claro, pelo Paulo Baier, que seguirá jogando até os 80 anos e pode pintar no Brasil da Copa de 2026.