Camiseta branca da Seleção Brasileira

A Seleção Brasileira é conhecida como o escrete canarinho não é sem razão: as cores verde e amarelo da camiseta lembram as penas do passarinho. Mas o time pentacampeão já jogou com um uniforme todo de branquinho. E você sabe por que abandonou essa opção?

O caso está relacionado com a Copa do Mundo de 1950, a primeira disputada no Brasil. Como você já deve ter ouvido várias vezes esse ano, o Brasil chegou ao jogo final contra o Uruguai podendo até empatar para ser campeão dentro de casa. Ainda saiu na frente, mas com gols de Schiaffino e Ghiggia sofreu a virada e perdeu o título.

Camiseta branca da Seleção Brasileira

O episódio ficou conhecido como maracanazo, ou maracanaço – a partida foi disputada no Maracanã – e se tornou um dos grandes traumas de uma geração de torcedores. Ocorre que naquele jogo fatídico nossa Seleção estava usando… o uniforme branco!

A composição toda em branco foi considerada amaldiçoada, e usada apenas umas poucas vezes mais em jogos oficiais antes de ser aposentada para sempre. Em 2004 em um amistoso com a França (0X0), comemorando 100 anos da Fifa, o Brasil voltou a usar branco (foto abaixo).

Camiseta branca da Seleção Brasileira

Atualmente apenas o calção branco segue em uso, junto com a camiseta azul (referência ao manto de Nossa Senhora), quando o time utiliza o uniforme reserva. Alegria de quem lava as camisetas depois do jogo, não precisa mais tirar manchas de roupas brancas.