reprodução
Sabe aquela tartaruga do filme %22Procurando Nemo%22? Essa maior da foto aí em cima! Bom, parece que ela existe mesmo. Ou pelo menos uma parecida.

É que na província de Jilin, nordeste da China, uma tartaruga fuma charutos há quatro anos. Mascote de um chinês de sobrenome Yun, ela é viciada, segundo seu dono.

Yun conta que a coisa começou como uma brincadeira. Um dia ele colocou o cigarro na boca da tartarura e, para sua surpresa, ela começou a fumar. Desde de então, sempre que ele fuma diante dela, a bichinha tira a cabeça para fora da água e se move nervosamente até que ele lhe dê um %22peguinha%22 do cigarro. Yun comprovou sua história mostrando a vizinhos e jornalistas a tartaruga acabar com um charuto em menos de quatro minutos.

O subsecretário-geral da Sociedade de Consevação de Fauna e Flora da Cidade de Jilin, Tang Jingwen, disse que o fato é assombroso. Conforme a agência Xinhua, ele lembrou que existem casos de macacos fumantes por imitação aos seres humanos, mas que não há registros sobre tartarugas.

Postado por André Crespani