Vai uma cirurgia ocular aí?/reprodução
Sabe a Lei de Talião, o famoso %22olho por olho, dente por dente%22, encontrado no Código de Hamurabi? Pois, na Inglaterra, um paciente irlandês foi tratado com um dente por olho. Calma, eu explico.

O sujeito havia ficado cego após uma explosão, segundo a BBC. Para que ele recuperasse a visão, foi aplicada uma técnica que consiste na implantação na cavidade ocular de uma prótese criada com a raiz viva do dente acoplada a um cilindro óptico. A cirurgia é conhecida como Osteo Odonto Kerato Prosthesis (OKPP, na sigla em inglês).

A prótese funciona como uma nova %22ponte%22, capaz de sustentar a lente intra-ocular, que substitui a córnea danificada do paciente. O médico responsável, o cirurgião Christopher Liu, do Hospital do Olho de Sussex, em Brighton, usou um dos dentes caninos e parte da gengiva do filho do paciente, considerado o melhor doador depois de vários exames.

A cirurgia durou 16 horas, e as chances de sucesso eram de 65%. Realizada em dezembro de 2007, o paciente já recuperou parte da visão direita. Mas a aparência não fica das melhores.

– Eu pareço o %22Exterminador do Futuro%22, mas não me importo – afirma o transplantado.

O pior de tudo é o preço: o procedimento sai, em média, € 40 mil (R$ 100 mil). Quase literalmente, custa os olhos da cara!

Postado por André Crespani