Um porco de 1.040 quilos, natural da cidade de Ningxiang e considerado o mais gordo da China, foi coroado rei das Olimpíadas Suínas realizadas na localidade do centro do país e encerradas com grande sucesso de público, segundo a imprensa local.

De acordo com o jornal Xiaoxiang Morning Post, da mesma província em que se encontra Ningxiang, o porco premiado é de cor branca – muito curioso, já que na China os porcos costumam ter pigmentação negra -, tem membros muito fortes e é muito querido por seu dono, o granjeiro Xiao Shaohong.

Xiao afirma ter recebido propostas de até 50 mil iuanes (cerca de US$ 7,4 mil) pelo animal, mas se recusa a se desfazer dele e quer oferecê-lo como homenagem aos Jogos Olímpicos de Pequim, como símbolo de %22riqueza e felicidade%22.

As Olimpíadas Suínas reuniram equipes com os melhores animais da China, como os de Pequim, de distantes localidades como Taihua, Jinhua e Rongtang, e outros lugares famosos pelo delicioso sabor de seus porcos.

Entre as provas disputadas pelos animais destacam-se a corrida de 50 metros livres (percorridos pelo vencedor em 26 segundos), a prova de obstáculos (vencida por um concorrente de Ningxiang, com 36 segundos) e até natação, na qual o pódio foi dividido por dois porcos de Changsha e um de Pequim.

Na competição de comer mais rápido, a medalha de ouro foi para um animal da província noroeste de Gansu.

Segundo a agência EFE, os porcos são um dos animais mais apreciados pela cultura tradicional chinesa (cujo calendário celebra o Ano do Porco em 2007) e são sinônimo de prosperidade e segurança econômica.

Postado por Guilherme Neves