O cultivo de maconha nos Estados Unidos tem crescido de maneira destacada nos últimos 20 anos e se transformou no mais rentável do país, com uma produção anual de US$ 35,8 bilhões. É o que diz um estudo elaborado pelo líder de uma associação que se dedica a tentar tirar da clandestinidade a maconha. O objetivo do grupo para 2007 é reabrir o debate sobre a legalização do uso médico da droga no Congresso dos EUA. O relatório revela que a maconha gera mais dinheiro no país do que a receita do milho e do trigo, segundo a Agência EFE.

A Califórnia lidera a produção, com 3,8 mil toneladas (quase 40% do total do país). O Estado abriga 13% dos consumidores freqüentes de todo o país. A colheita californiana supera em valor a soma da de uvas, verduras e feno.

O cultivo no Alabama supera o de algodão. Na Geórgia, movimenta mais dinheiro que o de amendoins. Na Carolina do Sul e Carolina do Norte, é maior que o do fumo.

O estudo é baseado em números oficiais do governo americano obtidos em relatórios de diversas agências federais. O crescimento se choca com os esforços do governo por acabar com o cultivo. Em 2005, as forças policiais americanas só conseguiram confiscar 282 toneladas, menos de 3% do total.

Postado por Amauri Jr