Tá sem grana o seu Charles.../Ted S. Warren/AP
O milionário americano Charles Simonyi será o quinto turista espacial da história. Hoje foi definida a data do seu passeio. Ele viajará à Estação Espacial Internacional (ISS) na nave russa Soyuz TMA-10 em março de 2007.

– Durante sua permanência na ISS, Simonyi fará experimentos científicos – informou um comunicado da companhia americana Space Adventures, que comercializa as viagens espaciais de particulares nas naves russas.

De acordo com a agência EFE, os interessados em viajar à ISS nas naves russas terão de desembolsar pelo menos US$ 25 milhões. Que tal esse preço para dar uma banda, digamos, diferente?

É, não é pra qualquer um. Também, olha o currículo do homem: Em 1981, Simonyi, que tem origem húngara, se incorporou à empresa Microsoft, onde desenvolveu importantes projetos e, em 2002, fundou a companhia International Software. Formado em ciências da computação na Universidade de Stanford (Califórnia), Simonyi trabalhou na Xerox e depois na Microsoft, onde ajudou a desenvolver os populares programas Word e Excel, antes de fundar sua própria companhia de engenharia de software.

Em agosto passado, uma comissão médica russa autorizou Simonyi, de 58 anos, a começar os treinamentos para o vôo espacial no Centro de Preparação de Cosmonautas Yuri Gagarin, nos arredores de Moscou.

Até o momento, a Rússia vendeu quatro viagens à ISS para turistas dos Estados Unidos e da África do Sul. A última foi a milionária americana de origem iraniana Anousha Ansari, a primeira mulher turista espacial na história a visitar durante 11 dias a ISS, em setembro.

Postado por Amauri Knevitz Jr.