Pela primeira vez na história a NASA envia uma equipe totalmente feminina para o espaço nessa sexta-feira (18). Eles tinham planejado inicialmente enviar as mulheres em março, porém a NASA acabou cancelando alguns dias antes do marcado.

NASA

A gente está bem feliz com a notícia! As duas astronautas Christina Koch e Jessica Meir saíram juntas da Estação Espacial Internacional (ISS) para fazerem um reparo de controladores de energia. A NASA tinha marcado essa missão espacial para março, porém a NASA teve que cancelá-la alguns dias antes porque não havia equipamento adequado para as duas; aparentemente uma das roupas espaciais estava com o tamanho errado e não serviu.

Esse cancelamento causou muitas críticas e até mesmo a ex-candidata à presidência, Hillary Clinton, twittou em seu Twitter para que fizessem outra combinação. E foi isso que a NASA fez, planejando tudo de forma que não houve nenhum empecilho para evitar que as duas mulheres fossem para o espaço dessa vez.

Christina Koch, engenheira elétrica, está na liderança de Jessica Meir, que é doutora em biologia marinha e está realizando sua primeira caminhada espacial depois de ter entrado na ISS mês passado. Nada mal para uma primeira vez, hein?

E além de terem ido juntas para o espaço para resolver um problema técnico, as duas astronautas conseguiram marcar pela primeira vez em seis décadas da história espacial que uma equipe totalmente feminina fosse para o espaço.

Desde que a primeira caminhada espacial aconteceu na história em 1965, mulheres saíam para o espaço apenas acompanhadas por homens da tripulação. Ou simplesmente sem mulher alguma, afinal homens eram sempre colocados como primeira opção para participarem de alguma atividade no espaço.

220 missões espaciais foram feitas por astronautas, mas apenas 13 deles – incluindo Christina Koch e uma russa – andaram no vácuo até agora. Jessica Meir se tornou a décima-quinta.

Mulheres no espaço e a inspiração para futuras gerações

As mulheres vêm ganhando espaço em todo o mundo há um bom tempo já; lugares que eram designados apenas para homens administrarem começaram a perder força e as mulheres passaram a ocupar esses lugares também. O espaço é um desses ambientes que por muito tempo foram reservados e dirigidos somente por homens. Acho que já passou da hora de mulheres ganharem um lugar por ali também; e o acontecimento de hoje será de grande influência para que cada vez mais mulheres entrem nesse espaço, literalmente.

Jim Bridenstine, o administrador da agência espacial norte-americana, acredita que a presença mais frequente de mulheres no espaço podem servir de influência para as mulheres no futuro:

“Queremos que o espaço seja acessível a todos, e este dia marca uma nova etapa nessa evolução”. disse ele à imprensa nessa sexta-feira.

“Eu tenho uma filha de 11 anos, quero que ela tenha as mesmas oportunidades que eu quando eu era jovem”, continuou ele. “Queremos que os astronautas de amanhã representem todos os Estados Unidos”.

Até o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, demonstrou sua saudação para as duas astronautas:

“Vocês representam esse país tão bem”, disse Trump. “Estamos muito orgulhosos de vocês”

Representação feminina é sempre necessária. E representação feminina no espaço é incrível demais!!!