Na última semana, o incêndio que atingiu a Catedral da Notre Dame deixou o mundo em choque. Com uma história que passa de 850 anos, a estrutura central da Igreja, onde continha a “flecha”, sofreu  severos danos, e agora a França busca recursos para a reconstrução.

A ajuda pode vir de vários lugares, até mesmo de games! O jogo Assassin’s Creed Unity deve auxiliar através da pesquisa e de materiais gráficos utilizados na produção do game.

notre dameDivulgação: Assassin’s Creed Unity/ Ubisoft

Lançado pela empresa Ubisoft há cinco anos, o game é ambientado na Paris do século XVIII e segue fielmente a arquitetura da capital francesa. Uma das fases de Assassin’s Creed Unity se passa no interior de Notre Dame expondo o estudo avançado dos artistas que trabalharam no jogo.

Ao site especializado The Verge, na época do lançamento do game, em 2014, os realizadores da Ubisoft contaram sobre o alto investimento no desenvolvimento de Assassin’s Creed Unity. Os artistas passaram dois anos estudando e montando uma versão digital da igreja. Foi produzido modelos em 3D da Paris da época e também de Notre Dame em cima de fotos e livros da forma mais fiel.

O artigo do The Verge destaca o trabalho de uma das designers do jogo, Caroline Miousse:

“No caso da Notre Dame, com certeza a maior estrutura do jogo, foi recriada uma versão da catedral que não existia ainda na época. A artista Caroline Miousse passou anos investigando cada detalhe do prédio. Ela investigou várias fotos para que todos os detalhes estivessem perfeitos e trabalhou com outros artistas para que cada tijolo estivesse em seu devido lugar”.

notre-dame-ubisofDivulgação: Assassin’s Creed Unity/ Ubisoft

Após a comoção mundial em pról da Catedral de Notre Dame, a Ubisoft anunciou uma doação de € 500 mil (pouco mais de R$ 2,2 milhões) para ajudar na restauração das obras e da igreja. Além disso, como forma de honrar o monumento e o que representa, a empresa também está disponibilizando o jogo Assassin’s Creed Unity para PCs gratuitamente por tempo limitado.

“Conforme a fumaça vai se dissipando nos eventos ocorridos na segunda-feira na Catedral de Notre Dame, em Paris, nós nos levantamos em solidariedade aos nossos companheiros parisienses e todos no mundo que se emocionaram pela devastação causada pelo fogo. Notre Dame é uma parte integral de Paris, uma cidade com a qual temos profunda conexão. Ver este monumento em perigo desta forma afetou a todos nós”, disse a Ubisoft em comunicado oficial.

A cópia gratuita do game estará disponível até o dia 24 de abril, às 04h00 no horário de Brasília. Para garantir a versão, é preciso acessar o site da oferta e efetuar login na conta da Uplay, além de ter a plataforma instalada no PC. Após abrir a Uplay pelo site, o usuário será direcionado para a página de download do jogo e estará vinculado à mesma para sempre com acesso ilimitado.

Confira um trailer de Assassin’s Creed Unity:

Curte games? Vem saber tudo que já escrevemos sobre o assunto!