As adaptações de livros estão aparecendo cada vez mais nas telinhas de cinema, embora alguns fãs literários sempre fiquem com o pé atrás com receio sobre o filme/série ser fiel ao livro ou não. E embora tenhamos tido bastante decepções literárias, também já tivemos muitos filmes e séries que foram muito bem adaptadas, e que fizeram bastante sucesso.

No final as adaptações não são um total caso perdido não é mesmo? Com tantos filmes e séries que deram certo como adaptação, a gente trouxe alguns que fizeram muito sucesso e que continuam sendo nossos queridinhos.

Confira as adaptações que deram certo:

# Harry Potter

adaptaçõesHarry Potter tem 12 anos quando descobre que é um bruxo; com seus pais assassinados quando ainda era um bebê, Harry teve que viver a vida toda com seus tios que tentaram a vida toda esconder a vida sobrenatural que ele tinha. Porém tudo muda quando ele começa a receber cartas para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e nem mesmo seus tios, que odeiam o Harry, serão capazes de evitar a sua entrada para o mundo dos bruxos.

O queridinho do mundo nerd, Harry Potter foi uma das sagas que mais teve sucesso e fãs, além de ser uma saga que até hoje continua sendo um marco da nossa infância e adolescência ( e da vida adulta também, acho que podemos concordar nisso). Foi uma das adaptações que mais deram certo pela história desenvolvida da J.K Rowling, e que, apesar de terem sim algumas falhas e cenas que não foram colocados no filme, o público não reclamou e gostou muito das adaptações, que além de terem tido cenas fieis ao livro, também mantiveram a essência da história – que é maravilhosa né -.

# Game of Thrones

game of thrones

O inverno está de volta e junto com ele forças sobrenaturais que estão se espalhando ao norte de Winterfell, a única barreira é uma muralha que protege a região. Os donos do reino de Winterfell, os Stark, estão no meio da confusão e prometem muitas guerras, mentiras, assassinatos e traições. Tanto a família Stark quanto seus inimigos e aliados estão em um futuro incerto, todos dando o seu máximo para ganhar o conflito da guerra dos tronos.

Com uma das séries mais aclamadas atualmente, Game of Thrones está para estrear a sua oitava temporada, já se distanciando dos livros há muito, muito tempo. A única coisa fiel que podemos falar sobre Game of Thrones são as primeiras temporadas que foram iguais ao livro, porque depois eles praticamente criaram uma história nova, ainda mais agora que a continuação dos livros não tiveram mais previsão de lançamento. Porém, o ambiente e a essência que o autor criou continua sendo o mesmo, embora a história tenha mudado bastante. Embora não tenha sido uma adaptação muito fiel, a série conseguiu fazer muito sucesso, e os fãs já estão tão cansados da espera pela continuação do George R.R Martin, que eles desistiram faz tempo de fazerem comparações. Pelo menos agora eles tem duas opções de história sobre o mesmo mundo não é mesmo? O do livro, e o da série.

 # Jogos Vorazesjogos vorazes

 ” E que a sorte esteja sempre ao seu favor “

Em um mundo pós-apocalíptico, onde a nação de Panem é dividida em 12 distritos ( quanto mais baixo o distrito, mais ricos e privilégios eles tem), a Capital inteira tem como entretenimento a luta brutal entre 24 jovens em uma arena, onde apenas um poderá sair vivo dali. Cada distrito tem a obrigação de entregar um menino e uma menina de 12 a 18 anos para participar, e quando a irmã de Katniss Everdeen é sorteada para ir para a arena, Katniss não pensa duas vezes antes de se voluntariar no lugar da irmã. Com a habilidade de caça que ela possui, ela fará tudo que estiver ao seu alcance para sobreviver.

Tendo muita pouca crítica negativa quanto à cenas cortadas do filme, Jogos Vorazes pode ser visto como um filme bem adaptado que conseguiu gerar expectativas e superar todas elas conforme os filmes eram lançados. Embora tenha tido algumas falhas, os filmes não decepcionaram os fãs – embora muitos deles tenham reclamado sobre o último -, e conseguiram fazer com que uma trilogia pudesse fazer sucesso nas telas de cinema. Além disso, os atores ajudaram e muito na produção e desenvolvimento dos personagens ( principalmente a atriz principal, Jennifer Lawrence).

# O Senhor dos Anéis

o senhor dos aneis

Em uma terra cheia de fantasia chamada Terra-Média, um hobbit – seres de 1,20 metros com pés peludos – ganha de presente de seu tio um Anel mágico e maligno que não pode de maneira alguma cair em mãos erradas. Precisando destrui-lo, o hobbit Frodo terá que fazer uma caminhada perigosa para isso, enfrentando diversos perigos e personagens bizarros; Acompanhado por um elfo, um anão, dois humanos, hobbits e um mago, eles formarão parte da Sociedade Anel para completar a sua jornada.

O Senhor dos Anéis continua sendo uma das sagas queridinhas do mundo nerd, lado a lado com Harry Potter, o que geralmente é a causa de muitas discussões sobre qual dos dois é o melhor; com 3 horas de duração cada filme, a trilogia de Tolkien tem um mundo fantasioso muito bem explorado nos livros e nos filmes, embora com um pouquinho de diferença, obviamente. Infelizmente, os leitores precisam lidar com as mancadas que algumas adaptações tem, e que a probabilidade de ter algo cortado ou diferente ser bem alta; e geralmente, quando a história é drasticamente mudada, os filmes e séries acabam sempre sendo canceladas por não darem certo. Mas tirando algumas cenas que são cortadas e personagens que podem ser um pouco diferente do livro, o filme Senhor dos Anéis foi, de forma geral, uma adaptação fiel ao livro, que não teve sua história mudada e que fez e faz ainda muito sucesso.

# Crepúsculo  crepusculo

Com pais separados, Isabella Swan foi morar com o pai em Forks depois de anos vivendo com a mãe em Phoenix, e teve que se habituar com a cidade chuvosa que seu pai vivia. Porém surpreendentemente sua vida ficou bem mais movimentada quando ela foi morar com seu pai; é na escola que ela conhece Edward, um garoto misterioso e diferente que por algum motivo chama a sua atenção.E Edward, que sempre conseguiu esconder sua identidade, perceberá que não será tão fácil esconder quem ele é de Bella.

Ah, o romance sobrenatural; realmente não existe época pra esse tipo de romance, e um dos ápices dele foi quando Crepúsculo estreou no cinema. Todo mundo queria assistir a briga entre o vampiro e lobisomem e o final que ele levaria. Agora, que os filmes tem seus defeitos, isso ele tem; porém, a adaptação fez tanto sucesso que não tinha como ele não estar nessa lista. Os efeitos especiais definitivamente não são a melhor parte da saga, e o filme teve sim suas cenas cortadas do livro, mas ele cumpre seu papel de livro adaptado  ( pelo menos um pouquinho, sim ).

adaptações