Com o lançamento do Stadia, o videogame da Google, a empresa lançou também o seu próprio controle.
Google-GDC-Stadia-20

 

A sacada da companhia foi incrível, pois não importa onde, como, com quem ou em qual dispositivo de qual marca o usuário vai jogar, a melhor maneira de fazê-lo é com o controle original. Por mais que muitos jogadores prefiram controles personalizados, a Google está mudando essa visão.

Um único controle, que usado com a plataforma, poderá controlar nas mais variadas telas. Esse é a visão da empresa, estar presente com seu videogame e controle, não importa em qual dispositivo o usuário esteja utilizando. Claro que, o uso de teclados e mouses, bem como de controles de terceiros não será extinto, mas com esse lançamento a Google entra de uma vez no mercado de jogos online (e-sports).
Google-GDC-Stadia-17

 

Como apresentado, além de ter um design bonito, o aparelho se conecta com o wi-fi diretamente, reduzindo a perda de sinal. Com isso, os jogos online ficam mais perto de não haver desvios e latências de conexão. O jogador não precisará se preocupar em apertar um botão e haver aquela demora de poucos segundos (ou milissegundos) para resposta no game online. A ação e reação de jogos utilizando a nuvem e conexões sempre foi um problema, e com isso a Google pretende derrubar essa parede com seu controle.

Aparentemente, as funções e botões lembram um pouco os controles da Sony, Microsoft e até mesmo ideias da Nintendo. A exemplo, é a funcionalidade de compartilhamento do jogo e espelhamento da tela. Entretanto, a dona do Youtube não poderia deixar de colocar a sua marca diretamente no controle. Isso mesmo, além de conectar diretamente com o wi-fi e Stadia, o controle poderá ser conectado com a conta Google do usuário diretamente linkada com a plataforma de vídeos.

 

controller-stadia

 

Maiores detalhes dessa função não foram divulgados, mas o esperado é que além de transmitir os jogos via Youtube, ou que seja possível enviar uma live a amigos em chats particulares, o controle possa estar sincronizado com outros aparelhos da Google. Por exemplo, via controle o jogador poderá se conectar com celulares, computadores, Google Home e demais dispositivos da marca.

Essa é a função mais aguardada pelos amantes da internet das coisas. A ideia, é que seja possível por meio do controle, a ativação por controle de voz, comandos personalizados, e muito mais.

Certamente, os engenheiros da empresa já estão trabalhando nessas e outras funções, tornando possível a utilização do controle e do Stadia em todos os recursos da Google, desde em ligar o aparelho por comando de voz, abrir o Google Music, Youtube, sincronização com Google Home, jogos utilizando o Google Glass, recurso do Tradutor, Notícias, Clima e muito mais!

Por final, em imagem da parte traseira do controle, divulgada no site TechCrunch, há um easter egg (termo em inglês que destaca alguma surpresa escondida, um “ovo de páscoa”). Só basta esperar pra ver como a Google vai nos surpreender!

 

google