O SXSW é um belo mapa de calor sobre o que vêm por aí. A Atlântida, em parceria com a UniRitter, instituição que vive a inovação, trazem diretamente do evento 05 tendências nada óbvias para o futuro! Quais são as novidades mais quentes? Quais serviços vão revolucionar a forma como vivemos? Todos os anos o festival reúne cabeções do mundo inteiro para debater o futuro. Os caras dão uma de “vidente” e nos avisam antes sobre essas tendências. E eles são bons nisso: foi aqui, em 2006, que o Twitter foi anunciado para o mundo. Confira as 5 tendências nada óbvias para 2019.

Confiança Retrô

Vivemos uma crise de confiança. Fake news, vazamento de dados e a exposição da nossa vida nas redes sociais deixaram todo mundo com um pé atrás. Com isso as atenções se voltam ao passado: discos de vinil, games com visual “antigo” e até os celulares tijolões dos anos 90 estão ganhando cada vez mais a simpatia de usuários soterrados por uma grande novidade toda a semana. Em 2019 vamos voltar ainda mais nossa atenção para produtos e experiências nostálgicas.

índice1
Tetris 99, uma nova versão multiplayer do clássico game está de volta ao consoles da nova geração.

Masculinidade confusa

O que significa ser homem nos dias de hoje? Quais são os sinônimos de masculinidade? Será que para ser homem você é obrigado a agir conforme a cartilha do machão? Essas perguntas vão permear a sociedade nesse ano. O assunto vai aparecer em campanhas publicitárias, novos apps e serviços e nas artes. O “modelo clássico” de homem vai ser questionado. Ou você ainda acha que homem não chora?

índice2

Inovação meia boca

Hackatons? Food truck? Escritórios com mesa de sinuca e paredes coloridas? Isso já é batido mas vai continuar acontecendo. A palavra “inovação” foi tão falada que nem tudo que parece inovador na verdade é. Vivemos a era da cópia, e isso vai se arrastar por mais algum tempo. Se você quiser inovar de verdade, não faça o que todos os outros já fazem.

índice3

Influência Artificial

Todo mundo conhece algum digital influencer, não é mesmo? Na verdade toda semana aparece alguém novo publicando look do dia ou a foto do almoço. Para 2019 você esperar deve esperar isso e muito mais como tendências, só que ao invés de humanos, perfis de influenciadores que não são humanos vão aparecer na sua timeline. São os Digital Influencer Artificiais, que não existem na vida real mas já colecionam seguidores e contratos milionários com grifes ao redor do mundo.

índice4

Empatia Corporativa

Ainda que vivamos conectados 24h por dia, nunca nos sentimos tão solitários. Marcas que mostrarem empatia e proximidade com o público vão se dar bem. Atitudes positivas ligadas ao DNA das marcas vai garantir os likes e as vendas das empresas em 2019. Um belo exemplo é a “fila lenta” no caixa da rede de supermercado britânica Tesco, criada para atender as necessidades de pessoas que demoram mais para pagar por suas compras devido a algum problema de mobilidade.

índice5