Você já deve ter assistido a algum filme em que o personagem deixa de atuar com os outros personagens e começa a “falar com você”. Bom, isso se chama quebra da quarta parede. E se tu pensa que não é muito conhecido te engana porque essa ”ferramenta” tá tomando conta da TV, do cinema, de séries, de tudo!

quebra da quarta parede

No filme Deadpool essa quebra da quarta parede foi muito bem utilizada e de acordo com escritores se usada de forma “exagerada” o andamento do filme fica confuso e o espectador não entende nada.

Um professor especialista em cinema (Piero Sbragi) te explica como essa função acontece

“A quebra da quarta parede ocorre quando uma personagem dirige sua atenção para a plateia, como se estivesse lembrando às pessoas que personagens e ações naquele mundo encenado não são reais. Isso reforça a contação de uma história”.

Ele também aponta que essa ação ajuda no desempenho, se bem dirigido, do filme de forma passiva podendo reforçar uma visão mais crítica da “plateia”.

Em “O Lobo de Wall Street”, o público é convidado para refletir junto com os personagens.

Se engana quem pensa que essa ferramenta começou a ser usada nas telonas, pois de acordo com o professor Piero ela surgiu bem antes, na idade média.

 “Os atores atuavam em uma carroça, e assim podiam se deslocar por cidades, uma espécie de teatro itinerante. A quarta parede era literalmente uma lona lateral que criava uma abertura para visão geral da peça.

A quebra da quarta parede na TV

Se já é complicado a inserção do público nos cinemas imagina na TV. Bem mais. Por conta das pessoa já estarem acostumadas com os apresentadores  olhando a  todo momento para a câmera, quando ocorre em sistema fictício é um risco que se corre pois o público pode tirar uma conclusão errada do conteúdo.

A criadora da mini-série “Os Normais” – a principal produção brasileira a trabalhar com essa linguagem – contou como usou a quebra da quarta parede a seu favor na longa metragem

“A ideia era ter o espectador como cúmplice dos personagens. É preciso que exista identificação com o público”

quebra da quarta parede

Ela ainda deu sua opinião sobre séries que aderiram a quebra da quarta parede  ‘House of Cards’, por exemplo, utilizou magistralmente. Outras séries não tiveram a mesma sorte. Pode ter o efeito inverso: distanciar o público da trama, pois exige maturidade do espectador.”

quebra da quarta parede

Essa ferramenta é realmente muito boa para a interação da trama com o público. A quebra da quarta parede exige maturidade do espectador, exige que ele não leve muito a sério, mas também que continue acreditando na atuação.