Stanley Martin Lieber, mais conhecido como Stan Lee, nasceu em 28 de dezembro de 1922 e faleceu dia 12 de novembro de 2018, nesta última segunda-feira, causando consternação entre fãs de heróis dos quadrinhos.

Lee foi um escritoreditorpublicitárioprodutordiretorempresário ator norte-americano. Foi editor-chefe e presidente da Marvel Comics antes de deixar a empresa para se tornar presidente emérito da editora, bem como um membro do conselho editorial.

Se pensarmos na cultura pop como hoje a conhecemos Stan Lee foi, sem dúvida, um dos grandes responsáveis por ela.

Como escritor, quadrinista e editor Lee criou, na Marvel, alguns dos super-heróis mais populares da história. Ao lado de artistas como Jack Kirby, Steve Ditko e John Romita, com quem trabalhou por muito tempo ao longo de sua vida – Lee era o idealizador, Jack, Steve e John ilustravam as ideias –, Stan criou figuras que são relevantes não só para as HQ’s, mas para a propagação e conhecimento dos heróis, já que são dele criações que fizeram o público se identificar de forma inédita com personagens de histórias em quadrinhos.

Em homenagem ao lendário quadrinista vamos listar seis de suas muitas criações e comentar um pouco sobre o impacto delas na cultura. Confira:

#1. Homem-Aranha:

Começando pelo personagem mais querido pelo próprio Stan Lee: o Homem-Aranha foi uma de suas grandes criações.

O personagem alter-ego de Peter Parker surgiu pela primeira vez em Amazing Fantasy #15, de 1962. Com design criado por Steve Ditko, o “cabeça de teia”, como também é conhecido, conquistou os leitores e, posteriormente, os espectadores das séries de televisão e filmes, por sua humanidade.

Diferente de boa parte dos heróis da época o Homem-Aranha é um personagem com dilemas humanos. Órfão, oriundo de uma das partes mais simples de Nova Iorque, o Queens, e tendo que administrar sua vida acadêmica e profissional com o heroísmo, o Homem-Aranha é um herói mais próximo de seu público.

Diferente do Super-Homem, o herói é um menino que não escolheu ser picado pela aranha e vê em seus poderes uma responsabilidade que o obriga a amadurecer. É um personagem que, em vez de se preocupar em salvar o mundo, se divide entre pagar as contas de casa e enfrentar vilões mais urbanos e com quem tem alguma conexão emocional, como o pai de seu melhor amigo (o Duende Verde).

#2. X-Men:

Outra grande contribuição que Stan Lee trouxe para o mundo dos quadrinhos foi a criação dos X-Men, principalmente porque Stan Lee estava também introduzindo o conceito dos mutantes. 

Os X-Men provavelmente foram os personagens que mais causaram identificação no público que buscava por histórias de heróis que representassem dilemas sociais, como a discriminação.

Com arte de Jack Kirby, a equipe surgiu pela primeira vez em The X-Men #1, de 1963. Não à toa, o grupo de mutantes surgiu no mesmo ano em que Martin Luther King fez seu histórico discurso “I Have a Dream”.

Os mutantes são uma clara metáfora para os conflitos raciais existentes na América desde sua fundação. Os líderes dos heróis e dos vilões – respectivamente, o professor Charles Xavier e Magneto –, são as versões em quadrinhos do próprio Martin Luther King e de Malcolm X, duas figuras que, de diferentes maneiras, lutaram pelos direitos dos negros.

No cinema, a franquia já conta com sete filmes.

#3. Hulk:

Visto pela primeira vez em The Incredible Hulk #1, de 1962, o monstro verde da Marvel que habita o corpo do cientista Bruce Banner é um dos mais aproveitados e famosos personagens criados por Stan Lee, com parceria de Jack Kirby.

Além de ser figura constante nos filmes da saga “Vingadores”, o Hulk já ganhou dois filmes de 2002 (dirigido por Ang Lee) e de 2008 (dirigido por Louis Leterrier). Um de seus grandes marcos de sua trajetória, porém, é a série “The Incredible Hulk”, protagonizada por Lou Ferrigno que foi exibida de 1978 a 1982.

A série foi o maior sucesso da Marvel na televisão antes da parceria que a empresa viria a firmar com a Netflix nos últimos anos.

#4. Homem de Ferro:

Criado no mesmo ano em que os X-Men, o Homem de Ferro sempre foi um personagem B da Marvel.

Tudo mudou em 2008, quando a Marvel lançou o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) que revolucionou o cinema hollywoodiano. O filme dirigido por Jon Favreau consagrou Robert Downey Jr no papel do herói e garantiu vida nova ao estúdio, que nos anos 90 chegou a vender suas principais propriedades intelectuais para não ir à falência.

#5. Quarteto Fantástico:

Hoje o Quarteto não é um grupo tão popular. Após o problemático filme de 2015, a equipe liderada por Reed Richards ficou um pouco sumida, tendo até desaparecido dos quadrinhos por um tempo (no que, dizem os rumores, ser um grande ato de quase auto-sabotagem da Marvel com sua própria criação, que tem os direitos cinematográficos detidos pela concorrente Fox).

O grupo composto por Senhor Fantástico, Mulher Invisível, Tocha Humana e Coisa, porém, foi o primeiro grande produto da Marvel.

Criada em 1961, na revista The Fantastic Four #1, a equipe foi o primeiro time de heróis da Marvel. Sem eles, provavelmente não existiriam boa parte dos heróis da Casa das Ideias que hoje conhecemos. Foi a criação do Quarteto Fantástico por Stan Lee e Jack Kirby que colocou o conceito de um grupo de super-seres da Marvel no radar de todas as editoras na época. Após o grande sucesso do Quarteto Fantástico, todas as editoras queriam fazer alguma equipe em seus quadrinhos.

#6. Os Vingadores:

Mas o Quarteto Fantástico não foi o único grupo de super poderosos que Stan Lee ajudou a criar. A primeira formação dos Vingadores, logo em Os Vingadores #1, de setembro de 1963, era bem pequena, apenas com Homem de Ferro, Thor, Hulk, Homem-Formiga e Vespa.

Um ser tecnológico, um deus, um monstro e dois seres diminutos com níveis de poder completamente desproporcionais se comparados com seus colegas. O grupo é conhecido por reunir os “heróis mais poderosos da Terra”.

O Capitão América só viria a se juntar ao grupo depois de ser descoberto congelado e em animação suspensa desde a Segunda Guerra Mundial, no quarto número da publicação, logo galgando seu espaço e formando a “Santíssima Trindade” Marvel com Thor e Homem de Ferro. No universo cinematográfico, “Os Vingadores” têm quatro filmes, sem contar com os filmes solos de cada integrante.

Além de suas criações mais famosas, Stan Lee inventou Demolidor, Pantera Negra, Thor e outros.