Hoje dá tranquilamente pra dizer que Just Dance é uma das séries de party games mais amadas do mundo. É muito fácil, divertido e às vezes engraçado juntar seus amigos para uma sessão de dança. Isso acontece justamente porque os jogos são acessíveis.

Você não precisa saber muito sobre controles ou “combos” para se sair melhor do que todo mundo, basta se mexer.

Apesar disso eu tenho que admitir que, até este final de semana, eu nunca havia jogado um jogo da série sequer. Eu sou uma pessoa bastante envergonhada, isso é algo que sempre me segurou, mas que parou de me segurar esta semana, quando recebi da Ubisoft ( obrigado <3) o jogo JUST DANCE 2019 para fazer a review no Nintendo Switch.

Just Dance 2019

Antes de mais nada é importante de dizer que o jogo é acessível para uma variedade grande de pessoas, isso porque ele saiu para Nintendo Switch, PS4, Xbox One, Xbox 360, Wii U e para ele, o imortal, o eterno NINTENDO WII.

Pois é, o wii já bateu doze anos de existência e continua recebendo suporte da série que tanto cresceu nele. Então as possibilidades de adquirir o jogo são bem variadas. Eu joguei a versão do Nintendo Switch, que pode ser jogada em um grupo de até 6 pessoas e em qualquer lugar.

Acho que a modo de funcionamento do jogo todo mundo já conhece, certo?

Para o caso de alguém não conhecer, eu explico o básico: Existem personagens fazendo coreografias das músicas na tela, e você deve acompanhá-los em até seis pessoas.

As coreografias são extremamente diversas, não tem como eu reforçar isso o suficiente. Isso acontece em função da quantidade e variedade das músicas, mas vamos falar mais sobre isso já já.

Just Dance 2019

O jogo se divide entre dois modos principais, Kids e JUST DANCE.

O modo kids é meio autoexplicativo. Modo com menus simplificados e músicas mais tranquilas para crianças dançarem. O modo JUST DANCE é mais loucurada. Você cria um perfil que vai subindo de nível conforme você dança e vai se saindo melhor.

Na home do modo JUST DANCE você pode fazer edições no seu perfil, entrar para o lobby de jogo online (que compara sua performance com a de outros jogadores ao redor do mundo) e ver algumas músicas recomendadas baseado no que você anda dançando recentemente.

A aba playlist talvez seja perfeita nesse jogo. Ela, como o nome faz pensar, apresenta playlists prontas, com durações que vão nove minutos até quase 40 minutos e são ideias para uma reunião em casa sem ter que ficar escolhendo músicas. As playlists também tem temas, como músicas que são de filmes Disney ou só músicas dos anos 200, músicas cantadas por mulheres e por aí vai. Playlists otimizam bem o seu tempo e o tempo dos seus amigos(as). No meu caso mais ainda, já que estou jogando a versão de Nintendo Switch, que não precisa necessariamente estar ligada na TV. Se sobrar 10 minutinhos, dá pra fazer alguma coisa.

O mais interessante é que, juntando isso ao modo Sweat, que retorna, é possível ver quantas calorias você queima durante uma playlist. O modo sweat está disponível em todos os modos locais e basicamente é para quem quer levar o jogo como exercício (o que é bem possível). Músicas normalmente são catalogadas por dificuldade da coreografia.

No modo Sweat, no entanto, elas são catalogadas por esforço e quantidade de movimento. é uma perspectiva bem interessante para alguém que quer uma maneira diferente de perder peso.

Just Dance 2019

Tá, e as músicas do Just Dance 2019?

Por fim, vamos falar das músicas. As músicas são a alma de qualquer JUST DANCE e justamente por isso é tão interessante falar deste aqui.

JUST DANCE 2019 veio com uma seleção de músicas já no jogo base bem interessantes. São variadas em gênero musical, energia, idioma, época e por aí vai. Acontece que, além disso, o jogo te possibilita a assinatura de um serviço chamado JUST DANCE UNLIMITED, que te possibilita jogar mais de 400 músicas de jogos anteriores.

Ao contrário do que se imagina quando se fala de assinatura em games, o preço do serviço não é alto se você joga com frequência. Você paga cerca de R$80.00 por ano para aumentar a quantidade de conteúdo no jogo em dez vezes. É importante dizer que este serviço não encontra-se disponível nas plataformas Xbox 360 e Nintendo Wii.

Aqui um trailer com as músicas que estão no jogo base por enquanto:

Fora isso, o jogo te influencia a voltar diariamente com varias coisas desbloqueáveis como novas coreografias e avatares, além de desafios diários como “Dance 3 músicas em quarteto” ou “Dance uma música das recomendadas na home”.

Resumindo: JUST DANCE 2019 é divertido e definitivamente saudável.

Vocês estão lendo isso de alguém que nunca havia jogado nenhum jogo da série e que agora já inclusive assinou o Unlimited.

É muito legal para reunir as pessoas e se divertir sem necessariamente ter habilidade em videogames ou coisa do tipo. Na minha opinião, é um dos party games perfeitos. Para o que ele é, um party gamer de dança, eu dou uma nota 8.0 sem o serviço do JUST DANCE UNLIMITED e um 9.0 com UNLIMITED. Novamente muito obrigado à Ubisoft por nos ter cedido o game para review.