Que todo gênio tem ideias muito malucas, e que os bilionários muitas vezes são excêntricos, isso a gente já sabe. O que ninguém esperava é que o bilionário mais genial dos últimos tempos fosse surtar a ponto de por em risco um de seus maiores feitos. Estamos falando dele, o Tony Stark da vida real, o pesadelo das petrolíferas e eternamente questionado, Elon Musk.

Elon Musk - Iron Man

Um consenso é inevitável entre quem acompanha de longe a trajetória do sul-africano, ou quem acompanha todos os seus passos e pesquisa constantemente sobre a sua “vida e obra” (como eu): Musk transformou de maneira irreversível indústrias diretamente ligadas ao futuro da humanidade: mobilidade, aeroespacial, finanças e energia.

Elon Musk - Space X

Desde a criação do PayPal, Musk atrai a atenção da imprensa e do mercado mundiais, seja por seu papel como agente transformador, seja como bilionário excêntrico, queridinho das celebridades ou “carrasco” de funcionários. Ele carrega consigo uma série de rótulos desmentidos pelos fãs de seu trabalho e reforçado por seus críticos, de truculento, autoritário e até charlatão. Musk é um crítico voraz do Vale do Silício, e costuma dizer que todo o conceito envolvendo o local é uma farsa.

Tais palavras só poderiam ter sido ditas pela pessoa que desafiou a Nasa, a Força Aérea americana e a indústria automobilística mundial ao oferecer soluções mais baratas, mais eficientes e mais avançadas que os seus concorrentes (mas não necessariamente rentáveis).

As últimas notícias que agitaram o mercado mundial giram em torno de uma acusação de fraude levantada pelo SEC (uma das agências reguladoras do mercado americano) por conta de uma tentativa de manipular o preço das ações da companhia. O motivo? Um tweet.

tweet

Em 7 de agosto,  Elon Musk publicou uma mensagem dizendo que teria intenção de retirar a Tesla da bolsa de valores, e que havia conseguido financiamento para comprar as ações da cia por US$ 420 cada. Segundo o SEC a informação é falsa e induz o investidor ao erro, manipulando o mercado. Para completar, ele disse que o valor foi uma brincadeira alusiva à maconha. Recentemente, em episódio anterior, a erva casou constrangimentos ao CEO da Tesla, que apareceu em entrevista fumando e contrariando milhares de funcionários que enfrentam periódicos testes anti-drogas.

Elon Musk

Um e-mail para a diretoria da Tesla reforça a ideia de que ele estaria tentando manipular o preço das ações. Ele escreveu em 2 de agosto que ter o capital aberto “sujeita a Tesla a constantes ataques difamatórios… resultando em grande prejuízo para nossa valiosa marca”.

A agência tentou acordo com Musk, que recusou na última hora. Em comunicado, ele diz-se triste e desapontado, pois persegue a integridade e a defendeu por toda a vida. O conselho administrativo da Tesla está ao lado de seu CEO, tendo sempre se manifestado com mensagens de confiança no trabalho e na liderança de Musk.

Caso seja condenado, Tesla e SpaceX podem sofrer  o revés de não ter à sua frente seu fundador, CEO e principal motor de inovação. O episódio lembra um pouco o que aconteceu com Steve Jobs quando foi afastado da Apple por seu próprio conselho (ainda que por motivos completamente distintos).

Se isso foi ingenuidade ou outra jogada de mestre de Elon Musk, só o tempo dirá.