O universo Star Wars continua em franca expansão sob o comando da Disney. Mesmo com alguns problemas bem apontados por fãs em produções recentes (como o fracasso de bilheteria de Solo: A Star Wars Story e a insatisfação de muitos com Star Wars:  The Last Jedi) a empresa tem avançado de maneira sólida e consistente com a marca criada por George Lucas.

Filmes, desenhos, histórias em quadrinhos, games e até mesmo uma expansão nos parques da Disney que vai incluir o universo dos Jedis, Siths, Império e Rebeldes.

E também uma série de TV live-action, que será produzida pelo diretor e roteirista Jon Favreau (que dirigiu os 2 primeiros filmes do Iron Man, dando o pontapé inicial no Universo Cinemático Marvel). E agora temos informações sobre como será essa série.

Chamada de O Mandaloriano (The Mandalorian) a série irá se passar entre a queda do Império Galático e a formação da Nova Ordem, no período sombrio e pouco explorado que acontece entre o fim da Trilogia Original e o começo da Trilogia das Sequels. Favreau irá ser o produtor executivo e também o principal roteirista da série live-action, que irá ser veiculada no serviço de streaming da Disney que ainda não estreou (o que alguns estão chamando de “Netflix Killer”).

Este serviço de streaming, o Disneyflix por falta de um nome melhor, terá o portfolio da Disney (Marvel, Pixar, Star Wars e, obviamente, Disney) e também produções novas e originais desenvolvidas especificamente para a plataforma (diversos projetos relacionados a Star Wars, séries live-action com heróis Marvel e outros filmes originais).

O Universo Star Wars tem sido desbravado e mapeado com conteúdo feito para filmes, animações e histórias em quadrinhos, mas esta série de TV irá abordar uma parte da galáxia muito pouco navegada pelo público.

Star Wars - O Mandaloriano

O produtor e roteirista Jon Favreau prometeu que a série irá “seguir os negócios de um pistoleiro solitário nas bordas exteriores da galáxia, longe da autoridade da Nova República”, e isso significa que provavelmente a série terá uma ambientação mais violenta, agressiva, cética e cínica em relação ao clima de esperança mostrado em O Retorno de Jedi.

Outra questão interessante é sobre quem será o protagonista desta série. Boba Fett e Jango Fett imediatamente vêm à memória do público, especialmente por causa da imagem divulgada, mas é sempre bom lembrar que eles não eram mandalorianos, apenas usavam a armadura do “povo guerreiro”. Nos desenhos animados Star Wars Rebels e Star Wars Clone Wars os mandalorianos aparecem com mais detalhamento, e talvez o título da série se referirá a um personagem que é realmente um mandaloriano, ou talvez a mais uma pessoa que simplesmente decidiu vestir suas armaduras, cores e identidade.

Um time de diretores estelar já está agendado para comandar os episódios. Além do próprio Favreau a atriz Bryce Dallas Howard, Deborah Chow (Jessica Jones), Taika Waititi (Thor: Ragnarok) e Dave Filoni (Star Wars Rebels) irão ter créditos de diretor no projeto.

Ainda não há uma data de estreia, mas o nível de ansiedade está batendo no teto já.