Hoje, dia 31, a escritora britânica J.K. Rowling completa 52 anos de idade. E o personagem Harry Potter, principal criação de Jo, também comemora seu aniversário, completando 38 anos!

E para homenagear o bruxo mais famoso do mundo e a autora da saga Harry Potter, preparamos uma lista com 13 curiosidades sobre o personagem e a escritora. Confira:

#1. Plataforma 9 ¾:

Os pais de J.K.Rowling conheceram-se na King’s Cross Station, no local onde fica a Platform 9 ¾. Por isso é que o local é tão especial para a autora e para a história de Harry Potter.

#2. Primeiro livro de J.K.:

J.K.Rowling escreveu a sua primeira obra quando tinha apenas seis anos! A história intitulava-se “Rabbit” e contava a história de sete diamantes amaldiçoados e as pessoas que os guardavam.

#3. 1ª edição de Harry Potter e a Pedra Filosofal:

O primeiro livro da saga, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi publicado em 1997, com apenas 500 cópias na primeira edição, que recentemente foi leiloada por R$ 290 mil.

#4. Harry Potter e o Musical:

O sucesso de Harry Potter foi tão grande que o cantor Michael Jackson quis fazer um musical sobre a saga, mas J.K. Rowling recusou.

#5. Escolas de Magia e Bruxaria:

Depois de Hogwarts Gina se tornou jogadora profissional de Quadribol e jogou pelo time Holyhead Harpies, um time feminino de quadribol. Quando ela encerrou sua vida esportiva ela se tornou correspondente esportiva do Profeta Diário.

#7. Minerva McGonagall vira diretora de Hogwarts:

Com a morte de Snape e o fim da guerra, McGonagall volta ao posto de diretora de Hogwarts. Ela permanece no cargo por pelo menos mais dez anos, quando o segundo filho de Harry começa a ir para a escola de magia.
A grande maioria das pessoas já sabem que Dumbledore é gay, mas o que muitos desconhecem é por quem ele foi apaixonado.
Na juventude o professor se apaixonou por Grindelwald, que se tornou um dos maiores vilões do mundo bruxo. Os dois se enfrentaram em um duelo épico em 1945, quando Dumbledore se consagrou vitorioso.

#9. A morte de Edwiges:

Rowling disse que teve que matar a coruja Edwiges porque a sua morte representava a perda da inocência de Harry, que estava oficialmente saindo da sua infância. Quem não se emocionou com essa cena, né?!

#10. Harry vira chefe do Departamento de Aurores:

Em Hogwarts, Harry tinha o sonho de ser um auror, mas essa carreira exige notas exemplares, e o protagonista não voltou à escola. No entanto, sua participação na Batalha de Hogwarts garantiu permissão para que ele se tornasse um desses agentes. Então, depois de revolucionar o Departamento de Aurores, Harry assume a chefia dessa divisão com seu amigo, Ronald Weasley.

#11. Sonserina não, Sonserina não…:

Para quem que se lembra da última cena de Harry Potter e as Relíquias da Morte, Alvo Severo Potter, filho de Harry e Gina, aparece conversando com seu pai, sobre estar com medo de ser escolhido para Sonserina. E Harry tranquiliza o filho:
Alvo Severo, você possui o nome de dois diretores de Hogwarts. Um deles era da Sonserina, e provavelmente é o homem mais corajoso que eu já conheci.
Mas o que descobrimos depois do livro, é que Alvo havia entrado para a mesma casa de seus pais, Grifinória!

#12. O início do livro:

J.K. escreveu suas ideias iniciais de Harry Potter em um guardanapo enquanto estava em um trem em Londres.

#13. Nomes do Universo Harry Potter:

Embora J.K. tenha inventado a maioria dos nomes do universo de Harry Potter, pesquisou alguns no passado: aos 9 anos, sua famí­lia mudou-se para uma casa perto de um cemitério, que acabou sendo fonte de vários nomes. Dumbledore, por exemplo, era o termo usado no inglês antigo para a mamangava, um tipo de abelha. Snape, nome do professor de poções, é o mesmo de um lugar da Inglaterra.

Nós do Infosfera queremos parabenizar e agradecer essa gênia da literatura fantástica e o bruxo mais famoso do mundo!