Muitos personagens passam pelas nossas vidas. Grande parte deles não marcam e mal são percebidos. Mas alguns jamais serão esquecidos. Alguns tem um lugar especial no nosso coração. E por que isso acontece? Qual tipo de personagem é necessário para fazer com que seja eterno?

Esta pergunta gerou uma série de estudos feitos por diversos especialistas que vão desde o cinema à psicologia. Até porque descobrir isso é como achar uma galinha dos ovos de ouro (ou uma jóia do infinito).

Existem muitos motivos. E aqui vamos listar alguns. Mas o que todos eles tem em comum é que o EU sempre está envolvido. De alguma forma nos relacionamos com personagens que se comunicam conosco. Portanto, é quase sempre um tipo de espelho.

E isto explica porque é difícil existir unanimidade.

identificacao

Identificação

Alguns personagens mostram a nossa realidade. São parecidos conosco. Parece que contam a nossa história. E normalmente nos apegamos mais aos erros, fraquezas e defeitos deles do que às qualidades. Enquanto alguns se enxergam na agressividade do Wolverine, outros se identificam com o lado nerd e loser do Homem Aranha (além da clássica falta de grana).

O idealismo do Magneto bate forte em muita gente que sente dentro de si uma inconformidade com o mundo. O jeito atrapalhado mas puro do Ross (Friends) faz muita gente sentir que tem outras pessoas como elas andando por aí.

Identificação é encontrar em um personagem um ser igual a nós. No mesmo patamar. Com as mesmas características. Faz as pessoas acharem seu lugar no mundo. E por isso nos apegamos a eles.

 

proj

Projeção

Às vezes não sabemos para onde ir e algum personagem nos mostra o caminho. Isso é mais comum do que parece. Um ser que encarna o queremos ser. Aonde queremos chegar. Isto é projeção.

Muitos personagens mexem com os sonhos das pessoas. Mostram um modelo de vida que serve para muita gente. As religiões tem santos, mitos. Mas a nossa cultura sempre produz muitos destes seres.

A Katniss (Jogos Vorazes) serviu de modelo para muitas mulheres que viram nela uma personagem forte e corajosa. Por outro lado a Arlequina (Esquadrão Suicida) encarna a mulher poderosa e extremamente sensual que muitas mulheres gostariam de ser.

Muitas garotos (da minha idade) enxergaram em Hans Solo um modelo de um homem forte e seguro de si. Outros vêem no Luke Skaywalker um exemplo de persistência, retidão e caráter.

Personagens que nos projetamos nos ajudam a saber para aonde vamos. Eles nos mostram um caminho a seguir. Um modelo do que devemos fazer. E sempre que achamos um, somos gratos a eles.

 

lado negro

Lado Negro

Então por que as vezes gostamos de vilões ou anti-heróis? Porque eles nos mostram aquilo que tem de sombrio e está guardado dentro de nós. Aquilo que gostaríamos de fazer se não tivéssemos tanto senso de moral. Mas não precisamos fazer coisas horríveis. Estes personagens fazem por nós. Eles nos representam.

Algumas pessoas gostariam, lá no fundo, de ter coragem de ser tão arrogantes como o Tony Stark (Homem de Ferro) ou como o Dr. House. Gostariam de ver o circo pegar fogo e de instaurar o caos, como faz o Coringa (Batman). Outros simplesmente gostariam de ser temidos e respeitados, com o Darth Vader. E o que dizer do Walter White (Breaking Bad)? Um cara simples e bobo que vira um mito.

Todos temos um lado negro. E personagens que tocam neste ponto nos ajudam a nos posicionar no mundo e entender os nossos limites. Nos mostram o que não fazer, mesmo que dê vontade. Mas algumas vezes eles simplesmente nos vingam do mundo. Eles fazem aquilo que queríamos fazer. E só de ver isso já dá um certo alívio.

 

protecao

Proteção

Quem nunca quis colocar um personagem no colo e cuidar dele para que as pessoas parem de maltratar ele? Pois é. Alguns seres ficcionais mexem com os nossos instintos mais nobres e altruístas. As vezes até com um sentimento maternal ou paternal.

Lembram do Sloth, dos Goonies? Se você não é tão velho, então deve lembrar do Groot. Quem não quer levar aquele graveto pra casa? E a Agnes (Meu Malvado Favorito)? Tem como ver aquela carinha quando está triste? E quem não sofreu com o Hodor em Game of Thrones?

Ao contrário do item acima, estes personagens nos mostram o que temos de melhor. Nos ajudam a nos sentir altruístas. Despertam o nosso lado cuidador.

Conseguiu lembrar de alguns personagens que batem com estas características? Comente aqui em baixo!