Quando “13 Reasons Why” estreou na Netflix em março de 2017 rapidamente virou polêmica: será que uma série com temas e cenas tão fortes não seria prejudicial para adolescentes?

Será que devemos deixar nossos filhos assistirem?

A poeira baixou e um estudo da Universidade Northwestern mostrou que a série fez mais bem do que mal: conversando sobre a trama de ficção pais e jovens conseguiram falar de assuntos difíceis em casa, coisa que antes não rolava.

Drogas, estupro, bullying, suicídio, preconceito, sexo e homossexualidade entraram para a pauta do dia – e a conversa com os pais pode ser o ponto de partida para esclarecer pontos e estar mais por dentro da realidade dos adolescentes.

Por isso selecionamos uma lista com 10 séries e filmes da Netflix que podem servir como facilitadores entre pais e filhos, professores e alunos e até entre amigos.

#1 Sense8:

Outro sucesso que conquistou milhões de pessoas, “Sense 8” conta a história de jovens que são ligados pela mente. A série tem cenas que envolvem sexo gay. Além de mostrar o sofrimento pelos quais os transexuais e homossexuais passam diariamente.

#2 Mínimo para Viver:

Ellen, jovem de 20 anos com anorexia nervosa, percorre um caminho tão complicado quanto  divertido para conhecer a si mesma, guiada por um médico pouco convencional.

#3 Atypical

Decidido a arranjar uma namorada, um adolescente autista se dispõe a encontrar a independência e acaba levando sua família a uma viagem de autodescoberta.

#4 Riverdale

A transição para a fase adulta inclui sexo, romance, escola e família. Para Archie e seus amigos também há mistérios sombrios.

#5 Not Alone:

Uma jovem cuja melhor amiga se suicidou aos 16 anos divide sua experiência e inquietudes com adolescentes atormentados por problemas mentais e pensamentos suicidas.

#6 Audrie & Daisy:

Neste documentário comovente duas adolescentes sofrem violência sexual por garotos que consideravam amigos, são humilhadas na internet e assediadas por suas comunidades.

#7 Orange Is the New Black:

Sucesso de público, a série é baseada na história real de Piper Chapman, uma mulher que foi presa por contrabandear drogas para sua ex-namorada. “Orange” mostra como é a vida das presidiárias, seus relacionamentos, amores e o quanto é difícil ser uma mulher na prisão.

#8 Gracie e Frank:

Jane Fonda e Lily Tomlin descobrem que seus maridos estão apaixonados um pelo outro. A história trata, de forma bem humorada, os tabus que envolvem os casais da terceira idade e o preconceito sobre a homossexualidade, ainda mais quando assumida já nesta fase da vida.

#9 The End of the F***ing World:

Um aspirante a psicopata e uma rebelde sedenta de aventuras dividem uma viagem de carro fatídica.

#10 Freedom Writers:

Enquanto seus alunos vulneráveis leem clássicos como O Diário de Anne Frank, uma professora os convence a escrever diários sobre suas vidas problemáticas.
tothebone2
Para saber quais são os lançamentos da Netflix para junho de 2018 você pode ler esta outra matéria do Infosfera.