O dia 25 de maio é conhecido mundialmente como o Dia do Orgulho Nerd, principalmente por dois motivos: é o dia da estreia do primeiro filme de Star Wars no mundo (Episódio IV, em 25 de maio de 1977) e também é o Dia da Toalha, em homenagem ao escritor Douglas Adams, o criador da série em rádio (e posteriormente os livros) do Guia do Mochileiro das Galáxias.

Para comemorar este dia lembramos de alguns nerds altamente amados, respeitados e lembrados de filmes e séries:

#1 Sheldon Cooper

O seriado The Big Bang Theory é um seriado com nerds e para nerds, e o Dr. Sheldon Cooper talvez seja o mais nerd deles. Colecionador de action figures, leitor de histórias em quadrinhos, discute séries, filmes e referências como se a vida dele dependesse disso. Acha que todo mundo sabe menos do que ele em assuntos nerds. E sempre está com uma camiseta nerd.

#2 Hermione Granger

Harry Potter é o protagonista, mas é Hermione Granger a grande heroína da série de feiticeiros em Hogwarts. Ela é estudiosa, presta atenção nas aulas, que realmente aprender e se tornar uma das maiores feiticeiras que há. Harry e Ronny são salvos quase que diariamente por ela, que simboliza aquele colega que lia os livros e fazia um resumo para os amigos na véspera da prova. Ela é a nerd primordial: curiosa, compenetrada e batalhadora.

#3 Chuck Bartowksi

A série Chuck tinha uma premissa ótima: Chuck Bartowski é um nerd perdedor, que largou da universidade de Stamford e, ao invés de funda uma start-up de sucesso, começou a trabalhar em um balcão de assistência técnica de uma grande loja de eletrônicos. Solitário e fã de video-games e referências pop, tudo muda quando ele recebe todo o conhecimento de todas as agências de espionagem do mundo em seu cérebro por causa de um vírus de computador.

A partir daí sua vida vira uma bagunça. Uma bagunça muito perigosa. Ele se torna o maior espião do mundo, mas às vezes ainda resolve os problemas com sua nerdice.

#4 Comic Book Guy

O resumo de todo nerd chato do universo. O Comic Book Guy é um personagem que existe dentro do mundo dos Simpsons e gerencia uma loja de quadrinhos, odiando todas as séries, filmes e HQs, e sempre emitindo sua opinião tóxica. E garantindo que ele sabe mais do que todo mundo no que se refere a assuntos nerds.

#5 Seth Cohen

Em uma série como The O.C., que retrava a vida dos jovens ricos de uma das cidades mais ricas da Califórnia, o personagem Seth Cohen era o contraponto nerd, a voz da razão que conseguia ver os vícios e as idiossincrasias de seus colegas. Sempre fazendo referências ao mundo pop e nerd que só ele entendia, fazia uma dupla pouco provável com seu irmão adotivo, Ryan, e ainda conseguiu conquistar o amor de Summer, a não-nerd mais nerd que existe.

#6 Cisco Ramon

O seriado do Flash está repleto de nerds. Todos na série são ou cientistas ou pessoas muito sagazes que sempre tem uma resposta afiadíssima na ponta da língua. Mas Cisco Ramon brilha até mesmo entre os nerds. O mago-engenheiro da equipe auxilia o Flash e todos os heróis com máquinas, ideias, sistemas e até mesmo nomes para os novos vilões. Tudo isso com muito senso de humor (às vezes um senso de humor bastante autodepreciativo).

#7 Tony Stark

Como deixar Tony Stark de fora desta lista? Gênio, playboy, bilionário e filantropo, Stark construiu uma armadura dentro de uma caverna no Afeganistão, usando apenas a carroceria de um Opala, umas pilhas e uma antena. (Ok, não foi exatamente isso, mas foi quase isso). O nerd do Universo Marvel além de ser um engenheiro extremamente criativo e cheio de recursos é também um estrategista supremo, sempre dois passos à frente de todos os vilões (e heróis!).

#8 Data (Os Goonies)

Um clássico da Sessão da Tarde, Os Goonies mostrava as aventuras de um grupo de adolescentes renegados e diferentes. E Data, o personagem criador das bugigangas (que nunca funcionavam) era o nerd perfeito para a época, otimista e ingênuo, mas com muita criatividade e uma tendência a criar soluções que eram até mais complexas do que os problemas apresentados.

#9 Mark Watney (Perdido em Marte)

O filme é baseado em um livro que foi totalmente escrito por um nerd. Quando um astronauta é esquecido em Marte após uma missão que deu errado ele precisa usar de ciência, raciocínio e muito conhecimento para sobreviver sozinho no planeta vermelho até a missão de resgate chegar.

No final, é graças a um nerd em Marte, alguns nerds numa nave e vários nerds na Terra que as coisas acontecem.

#10 Doutor “Doc” Emmett Brown (De Volta Para O Futuro)

Esse é um nerd raiz. Saber sobre filmes e séries é legal. Desenvolver uma armadura voadora que solta raios é impressionante. Sobreviver em Marte é sobre-humano. Mas se você constrói uma máquina do tempo então você entra no panteão dos deuses nerds.

De Volta Para O Futuro é um dos filmes que colocou a ficção-científica no meio das “pessoas normais”. Sem ele, talvez não tivéssemos tantos filmes nerds sendo produzidos e vistos hoje em dia.

E aí, quem você incluiria nesta lista?

 

dia nerd stormtroopers star wars