Voltamos para elucidar a seguinte questão: Tá mas e na prática, que diferença uma impressora 3D faz na minha vida? É nesse post que vamos mostrar exemplos práticos através de 5 coisas top que você pode fazer com a sua impressora, e como a impressão 3D pode mudar a sua vida! Peguei alguns exemplos da vida real pra você pegar um gosto e querer se aventurar por esse mundo. No final do post tem umas dicas, confere aí! 

1 – Insígnias do Pokémon 

Fala sério, quem nunca quis ter as medalhas da Liga Kanto no seu estojo, e desfilar por aí como um mestre Pokémon? Agora você pode. Pra falar a verdade, legal é imprimir tudo do Pokémon: Pokebolas, Itens do jogo de GameBoy, e o que mais sua imaginação e a impressora permitirem. 

2 – Personagens de RPG 

A gente sabe muito bem que o custo das coisas no Brasil é diferente do resto do mundo. Viver com o básico já não é fácil, e ser fã de coisas “importadas” nem se fala. Mas quem nunca quis jogar aquela partida de D&D com todos os personagens de “carne e osso”? Com uma impressora 3D seus sonhos de nerd podem se realizar! Diversos sites apresentam modelos editáveis e prontos para colocar “no forno”.


3 – Acessórios para os seus personagens de Lego 

Quem aí não gosta de Lego? Tirando a dor de pisar sem calçado naquela pecinha traiçoeira, uma das maiores tristezas era perder (ou não ter dinheiro pra comprar) os acessórios mais legais pros teus bonequinhos. Felizmente, a impressão 3D está aí pra mudar essa realidade

4 – Peças para maquete e outros trabalhos da faculdade 

Alunos de arquitetura, uni-vos! Só quem passou por inúmeras cadeiras de projeto na faculdade sabe o temor que uma simples maquete pode causar. Da mesma forma, modelos para engenharia, protótipos para design… as aplicações são inúmeras.  

 5 – (in)utilidades que só você vai ter 

Já estamos vivendo em um momento onde muitas coisas são “on-demand”: vídeos, música, filmes, carros… Estamos nos aproximando do momento onde (quase) tudo será sob demanda, até mesmo objetos mais complexos. Com a evolução da impressão 3D, a produção de objetos deixou de ser só protótipo para imprimir também produtos finais que substituem os manufaturados. Está em curso um “boom” de compartilhamento de arquivos “imprimíveis” para que você possa fazer em casa os mais variados itens, como abridores de garrafa, chave de fenda, copos, suporte para celulares e uma infinidade de outras coisas, úteis e até mesmo inúteis, como um porta-cartões de memória em formato de carrinho de mão. 

 

Bônus: Pra você não ficar procurando agulha em palheiro, separamos alguns sites nacionais que vendem impressoras e insumos a preços bacanas, e também alguns lugares onde procurar os arquivos .stl (o formato próprio para impressão); 

http://www.cliever.com a Cliever além de ser uma startup nascida em Porto Alegre, é uma das empresas nacionais com os produtos mais acessíveis. Possui desde impressoras mais simples até um modelo de impressão em estereolitografia.

https://www.sethi3d.com.br – a Sethi é outro exemplo de empresa que oferece impressoras acessíveis a quem está começando, com uma grande variedade de cores e materiais para serem utilizados.

https://www.makerbotstore.com.br/ – a Makerbot foi uma das responsáveis pelo boom da impressão 3D especialmente nos EUA e na Europa, oferecendo modelos acessíveis e simples. No Brasil oferece uma linha um pouco mais elaborada, permitindo impressões de alta qualidade e acabamento.

https://br.3dsystems.com/ – aqui a coisa fica séria. A 3D Systems é uma das maiores empresas do mundo quando se trata desse tipo de tecnologia. A finalidade dos produtos é profissional e até industrial, com impressoras que começam em algumas dezenas de milhares de reais e vão até alguns milhões de dólares. Não é pra qualquer um.

Links para os modelos do post:

Modelo D&D

Pistola Stormtrooper

Porta cartão SD

Abridor de garrafas

Insígnias Pokémon

Maquete

Outros modelos você encontra aqui.

E aí? Partiu imprimir?