Em uma de suas apresentações de novidades a Microsoft mostrou duas aplicações com foco empresarial que operam dentro do conceito de realidade mista do produto Hololens.

O app Remote Assist faz algo bem interessante para profissionais que trabalham com necessidades de colaboração em seus cotidianos: telepresença com compartilhamento de telas, anotações e comunicação permitindo que os especialistas possam ajudar e dar conselhos sobre problemas que ocorrem ao vivo.

É um app que não tem muitas funcionalidades além da comunicação, mas parece um belo começo para no futuro termos isso aqui:

Mas é claro que, como sempre, uma das grandes vantagens é que a Microsoft consegue integrar todos os seus produtos em um grande sistema garantindo que eles “conversem entre si”. O consumidor final normalmente tem uma experiência satisfatória e, importante, coerente dentro do ambiente macro da coisa.

O outro app anunciado pela Microsoft para o Hololens se chama Layout, que permite aos usuários colocar objetos virtuais em 3D em salas e locais adaptados à geometria dos espaços. Alguns apps mais antigos já prometem fazer isso usando kits de AR para smartphones, com foco em previsões de decorações de móveis, mas a Microsoft talvez esteja buscando um público realmente mais empresarial, com esse app sendo utilizados para projetação de espaços com arquivos CAD criados ou recebidos.

Segundo as previsões da Microsoft os apps apresentados para Hololens estarão disponíveis no final de maio.

hololens-1