Ontem rolou o lançamento para iOS e Android do jogo Harry Potter: Hogwarts Mistery e os fãs do bruxo mais famoso do mundo piraram e certamente já estão gastando o dedo e o celular jogando este jogo. Quem é fã já sabe tudo, mas resolvemos fazer um guia despretensioso para ajudar quem se interessa por Harry Potter a navegar as informações de Hogwarts Mistery.

.1 Como este jogo se encaixa no universo de Harry Potter?

O jogo se passa ANTES da cronologia em que os filmes acontecem, mas os espaços e as histórias são todas reconhecíveis. Quem estiver mais acostumado com as histórias vai reconhecer inclusive as aparições de personagens bem familiares, como Bill Weasley (o irmão mais velho de Ronnie Weasley, o melhor amigo de Harry Potter) e Nymphadora Tonks, a Aurora que é membro da Ordem da Fênix e foi apresentada aos leitores no 5º livro da série.

dumbledore-gambon-harrypotter-game-615x432

Além disso, todos os professores originais fazem aparições. Dumbledore, McGonagall, Snape e outros ajudam o jogador a se aclimatar ao ambiente já conhecido do castelo da magia. (As vozes de alguns deles são as mesmas dos atores que interpretavam os personagens, com Maggie Smith e Michael Gambon gravando as vozes de McGonagall e Dumbledore, respectivamente).

.2 Como se joga o jogo?

Harry Potter: Hogwarts Mistery é um RPG simples. O jogador começa preenchendo os detalhes de seu personagem, com nome e descrição. Os primeiros momentos colocarão seu personagem decidindo a qual casa de magia ele pertence (Grifinória, Corvinal, Lufa-Lufa ou Sonserina) e visitando locais comuns dos estudantes de magia, como o Beco Diagonal, lojas importantes para conseguir os itens básicos do estudo de magia e até mesmo uma viagem rápida de trem no Hogwarts Express.

Toda a dinâmica de jogo passa por momentos em que o jogador terá que tomar decisões e escolher ações que terão repercussão tanto no presente quanto em algum momento futuro do jogo. Isso é das coisas mais interessantes do game, porque o personagem começa a desenvolver uma personalidade, totalmente baseada nas escolhas que o jogador faz.

144281-games-feature-harry-potter-hogwarts-mystery-image2-wrberv0pp8

Essas decisões acontecem dentro de uma trama maior que envelopa todo o jogo e também em sidequests e mistérios (simples, não chega a ser um Skyrim!) que aparecerão ao longo do caminho. O personagem também vai participar de aulas com os professores (óbvio) e aprender habilidades, conhecimentos e informações; tudo isso enquanto desvenda os segredos de Hogwarts, tanto nas aulas como em períodos livres, com os personagens do jogo.

.3 Para quem é este jogo?

R.: todos os fãs de Harry Potter.

O gameplay tem uma simplicidade e objetividade (você toca para interagir, com dicas do jogo para resolver coisas mais complicadas) que transforma o game em algo extremamente agradável para quase todas as idades. E por ser um jogo mobile casual (mesmo sendo um RPG) ele se transforma também em uma boa opção de divertimento para pessoas que não são fãs hardcore de Harry Potter.

harry-potter-hogwarts-mystery-gameplay

Mas se você for um fãzaço do bruxo você vai certamente adorar.

.4 Harry Potter: Hogwarts Mistery é jogado online?

É necessário estar conectado a alguma rede wi-fi ou 4G para jogar o jogo. Ele NÃO é jogável offline. MAS não há nenhuma função multi-player, ou seja: todos jogam sozinhos, não há elementos sociais.

O que se espera, baseado em declarações do desenvolvedor, é que os elementos sociais serão adicionados em atualizações futuras do jogo. Não se sabe ainda COMO seriam estas interações, nem quando aparecerão, mas o jogo já pede o login via Facebook para os usuários.

xhero1.jpg.pagespeed.ic.SxDjimFFju

Isso sem falar no OUTRO jogo mobile dentro do universo Harry Potter, que será lançado provavelmente em 2018 e terá funcionalidade de Realidade Aumentada nos mesmos moldes, ou não, talvez sim, provavelmente, de Pokémon Go!

.5 É preciso pagar pelo jogo?

Não. HP:HM é um “free to play”, e é possível para um usuário jogar o jogo todo sem precisar desembolsar 1 real. Mas obviamente as empresas precisam monetizar seus produtos, e por isso haverá possibilidade de compras in-app (que poderão ser bloqueadas para crianças). Os jogadores muito habilidosos conseguirão pedras preciosas e itens que os ajudarão a trocar por acessórios, mas todos poderão comprar estes itens, ou trocar por pedras para acelerar os processos. Mas usar dinheiro real não é estritamente essencial para o andamento do jogo.