A atriz de Smallville Allison Mack, que interpretava a Chloe, proto-jornalista e colega de Clark Kent na escola, foi presa hoje por liderar um culto de auto-ajuda que supostamente mantinha escravos sexuais entre seus membros.

Ela já estava sendo investigada havia meses, e apareceu em vídeo quando o líder da seita, Keith Raniere, foi preso mês passado no México. Agora ela foi levada sob custódia nos EUA e segundo informações de publicações locais deve comparecer na corte do Brooklyn para questionamentos ainda hoje.

allison-mack

Raniere já está enfrentando acusações criminais do crime de tráfico humano, após meses de rumores persistentes que diziam que o grupo NXIVM, auto-intitulado como um grupo de “auto-ajuda” e “melhorias pessoais”, agia como fachada para um “culto sexual” em que mulheres eram tratadas como escravas pelos membros hierarquicamente mais bem posicionados da organização. Essas escravas seriam inclusive marcadas como gado, para fortalecer sua condição de escravas.

Chloe-secret

Na época da prisão de Raniere, a ex-colega de Mack em Smallville, Kristin Kreuk (que interpretava Lana Lang, o amor platônico do jovem Clark Kent) fez algumas declarações no seu perfil de Twitter tentando clarificar que não tinha nada a ver com a organização, apesar de rumores que apontavam o contrário:

“Quando eu tinha por volta de 23 anos, participei de cursos no grupo NXIVM, que para mim sempre foi um grupo de auto ajuda e crescimento pessoal, e que me ajudara a lidar com minha timidez. E foi por isso que continuei com o programa. Sai há mais ou menos 5 anos e tinha pouco contato com as pessoas que ainda estão envolvidas. As acusações que eu era parte do “grupo principal” ou que recrutava mulheres como “escravas sexuais” são totalmente falsas. Durante meu período no grupo nunca percebi nenhuma atividade ilegal ou duvidosa. Estou horrorizada e enojada pelas histórias que apareceram do programa. Obrigada a todas as mulheres corajosas que contaram suas histórias e expuseram o grupo, só posso imaginar o quão difícil deve ter sido para vocês. Estou ao mesmo tempo perturbada e envergonhada de ter sido associada com a NXIVM. Espero que a investigação leve à justiça para todos os afetados.”

tumblr_myj4qtN9mY1rerzc4o1_400

O grupo se identifica como um grupo de auto-ajuda, mas foi acusado de se apropriar dos recursos de seus membros, mantendo pessoas sob controle e marcando a pele de mulheres desnutridas como parte de uma cultura de submissão e dominação não-consensual. O culto é chamado também de DOS, ou “dominus obsequious sororium”, que significa “o mestre domina as mulheres escravas”.

Na época das declarações de membros envolvidos, Kristin Kreuk foi apontada como a pessoa que recrutou Allison Mack para o grupo anos atrás, antes dela mesma sair (supostamente) do grupo.

alisongif