O South by Southwest (SXSW) é um evento que reúne profissionais de destaque de diversas áreas. Ocorreu de 9 à 18 de março nesse ano com representantes das indústrias da música, cinema, games e executivos de grandes empresas. Entendendo a importância desse evento principalmente para o público jovem que tem interesse em inovação, empreendedorismo, e em pensar “fora da caixa”, sair do óbvio, se desconectar de suas zonas de conforto, a PUCRS juntamente com a RBS organizou o “Highlights SXSW”.

A palestra foi dividida em três momentos principais, onde cada palestrante citou diferentes pontos a respeito do SXSW de 2018, entre eles a experiência turística, as dicas para conseguir se diferenciar, dicas de organização e as tendências tecnológicas e mercadológicas para os próximos anos.

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1 – ASSISTENTES PESSOAIS: AS TELAS VÃO DESAPARECER 

Tá. Calma! Não é exatamente assim. Mas não se apegue a esse aparelhinho que, provavelmente, é onde você está lendo esse texto. A tendência para os próximos anos (e, por mais que quando falamos em próximos anos pareça que isso é em 2030, não é – é em mais ou menos em três anos mesmo) é que vamos interagir com os nossos aparelhos e equipamentos de uma forma verbal e não mais tocando ou encostando, mas através do som.

Amazon Echo, Siri e Google Home em breve substituirão os nossos bons e velhos Androids ou iPhones (pelo menos da forma como utilizamos agora). Os prós são o fato de que os assistentes pessoais são uma ferramenta de inclusão para portadores de deficiências visuais ou para os velhinhos que já enfrentam dificuldade de lidar com os aparelhos tecnológicos e agora só vão precisar falar (o que facilita em 100% o processo). Os contras são que em breve talvez a gente se torne aqueles seres humanos retratados em Wall-e, cada vez mais condenados pela própria preguiça ou que talvez nos tornemos o protagonista de Her, nos apaixonando pelo nosso assistente pessoal.

2 – HUMAN MODE: COISAS QUE A TECNOLOGIA NÃO PODE NOS OFERECER

Os nossos assistentes pessoais não suprem todas as nossas necessidades (Her – DESCULPA NÃO PARAR DE CITAR ESSE FILME- é um exemplo perfeito disso). Bem ou mal, empreendedores ou não, ligados em inovação ou nem tanto, todos nós somos seres humanos e o que nos torna seres humanos é justamente a capacidade de nos conectarmos uns com os outros, a capacidade de ter sensações (o que as máquinas AINDA não têm).

A partir disso, uma das tendências para os próximos anos é que o que chamam de ‘Human mode’ (modo humano). Entre os exemplos dessa tendência temos o ‘biblioteca humana’, onde você pode ‘alugar’ alguém pra conversar: um refugiado, um idoso, um morador de rua.

3- LIGHTSPEED LEARNING E A TECNOLOGIA ALIADA A NOSSA FALTA DE PACIÊNCIA

O Lightspeed Learning (aprendizagem na velocidade da luz) é o mecanismo perfeito que casa a nossa falta de tempo (ou paciência) com a praticidade de ‘compactar’ determinados conteúdos extensos em conteúdos mais curtos e didáticos.  Por exemplo, aprender a como tocar violão no YouTube ou como jogar determinado jogo de videogame e passar de fase, até aprender a se maquiar ou aqueles vídeos práticos de culinária no Tastemade que te ensinam de maneira prática e didática a cozinhar.

4 – FAKE NEWS/ INDIGNAÇÃO MANIPULADA E ALGORITMOS DE FACEBOOK 

Para os próximos meses a maior tendência, pelo menos no Facebook, provavelmente seja o caso das Fake News.

A central mundial de Fake News definitivamente é o Facebook, através dos seus algoritmos, que privilegiam os conteúdos dos nossos amigos e família para chegarem a nossa timeline o que faz com que, cada vez menos, cheguem conteúdos confiáveis de veículos,  o que é péssimo tanto para os jornalistas e veículos quanto para o bem mais precioso que nós como população temos: a informação. A informação integra. Inteira. Que cubra todos os lados ideológicos sem manipulação ou preferências.

A Indignação Manipulada também vai ser uma forte tendência em 2018 visto que aqui no Brasil estamos em ano de eleição.  Ela consiste em, basicamente, criar conteúdos focados em ‘mexer com as emoções’ das pessoas. Em 2017 o New York Times conseguiu, nos primeiros meses, mais assinantes do que o ano todo de 2015, só por matérias que tinham como conteúdo o Trump.

5 – CONSUMO ESCLARECIDO E A VALORIZAÇÃO DA ORIGEM DOS PRODUTOS 

Temos acompanhado, cada vez mais, a discussão a respeito de práticas sustentáveis que já passaram do simples ‘quero ser fit’ pra um, ‘eu quero saber o que eu consumo’ – não só de alimento, mas de roupas, quais os posicionamentos das marcas e empresas.

O consumo esclarecido é bem literal. Tem relação com o saber de onde vem, conhecer e valorizar as origens. Valorizar a produção local. Entre os exemplos do consumo esclarecido podemos usar a marca Patagonia, que doou ano passado 100% do dinheiro proveniente da Black Friday para causas sustentáveis ou a má fama que a Zara adquiriu depois da polêmica envolvendo trabalho escravo e como várias pessoas pararam de consumir produtos da Zara após essa polêmica.

6 – UNGENDERED  E A ‘DESCONSTRUÇÃO’ DOS GÊNEROS NO MERCADO DE TRABALHO

Por último eu deixei a minha preferida: as mudanças nas questões de gênero. As empresas, instituições e mercados que não entenderem isso estão fardadas a serem massacrados pela opinião pública.

Tá, eu sei o que você tá pensando. Que o ungendered é “uma tendência social”, mas não é. É uma tendência que tem a ver com o fato de que apesar da força de trabalho ter mudado, por exemplo, termos mais gays, negros e mulheres capacitados e eficientes no mercado de trabalho, o mercado segue ultrapassado.

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Um pouco mais sobre o evento:

O “Highlights SXSW” aconteceu na PUCRS com a presença do Comunicador, head de inovação e estratégias digitais das rádios de entretenimento do Grupo RBS e produtor e apresentador do programa Pretinho Básico, Arthur Gubert, do administrador Ramiro Martini, responsável por uma rede de empresas que atua nas áreas de Tecnologia, Viagens, Marketing e Recursos Humanos e contando também com a presença do diretor de Inovação na Paim Comunicação e cofundador do PaimLab, laboratório de Inovação da Paim no Tecnopuc, professor de comunicação na Pucrs, Kim Gesswein.