Ah, a franquia Far Cry. Vamos fazer uma recapitulação. O nome Far Cry sempre foi relevante, mas após o lançamento de Far Cry 3 em 2012 a expectativa em volta da franquia cresceu muito.

Não é pra menos, Far Cry 3 é um jogo muito divertido, inovador para o seu tempo, que contava com um sistema de progressão complexo o suficiente pra estar sempre evoluindo, porém nunca estagnado e personagens memoráveis. Definitivamente um jogo marcante da geração de consoles que contava com o PS3 e Xbox 360.

26981vaas-far-cry-3-15976-1920x1080

Dois anos depois foi lançado Far Cry 4, que herdava muitas características do seu antecessor. As similaridades não aconteceram por acaso. O vilão de Far Cry 3, Vaas, já dizia que “Insanidade é fazer várias vezes a mesma coisa esperando um resultado diferente”.

Por fazer muito da mesma coisa o jogo foi um sucesso, já que por ter várias características herdadas do jogo anterior, Far Cry 4 pode gastar tempo útil aperfeiçoando as coisas que ainda precisavam de ajustes, e focando também em melhorias gráficas e acabamento. O resultado final é um jogo espetacular, que ao mesmo tempo lembra muito o anterior. Justamente por isso, muitas pessoas falam que amam Far Cry 4, mas que o terceiro jogo tem um lugar especial no coração.

gang-min-far-cry-4

Em função de tentar fazer um jogo realmente diferente, a Ubisoft deu um tempinho no tipo de cenário apresentado nos quatro jogos até ali para lançar Far Cry Primal, um jogo que se passa há doze mil anos atrás.

O jogo foi bem recebido, tendo uma média de 79/100 nas análises do Metacritic para Xbox one, e 77/100 para o PS4. Embora o jogo tenha conseguido diversos elogios pelas mudanças e novidades na jogabilidade, desta vez a crítica geral disse que faltou um salzinho na história.

far cray prime

De lá pra cá, a Ubisoft trabalhou muito em um jogo que tenta não ter pontos fracos. Um jogo que quer bons gráficos, boa jogabilidade, boa história e que seja divertido. Quer saber? Eles acertaram. Far Cry 5 está disponível para Playstation 4, Xbox One e PC, e aqui está a nossa opinião:

A HISTÓRIA

fc_main-og-share-image_ncsa

Com uma pegada pronta pra polêmicas e discussões, Far Cry 5 possui uma temática bem pesada: Um novo culto religioso. Liderados por um homem denominado “Pai”, o culto reúne novos membro por “Livre e espancada” vontade. A ideia que o culto prega é de o fim, basicamente um colapso está próximo, mas que você pode se salvar se renunciar aos pecados e se juntar ao culto. Muitas pessoas vão atrás do culto pela ideia de livrar-se dos pecados. As pessoas que não vão por bem… Essas vão de outras formas.

O “Pai” não age sozinho, ele conta com integrantes de sua família para dividir bem as tarefas. Ele está mais para profeta, enquanto seus familiares fazem o recrutamento, treinamento e assim por diante. Bem organizado, eu diria. Você controla um(a) recruta que vai a cidade junto às autoridades tentar dar um fim ao culto, já que o mesmo opera de forma suspeita e bloqueia a comunicação da cidade com o exterior. Não vou entrar em detalhes por questão de spoiler, só posso dizer que a história interessante e contém diversas reviravoltas bem ao estilo de “The Following” (ou, pelo menos, da parte que prestava de The Following). A história leva em média de 19 horas para ser terminada. Não é uma história bombástica como as pessoas imaginaram em função do tema, e nem trás grandes mensagens ideológicas, mas é bem divertida, cabe bem ao jogo e tem personagens bem legais. É uma campanha que cumpre bem seu papel dentro do mundo do jogo. Só gostaria que o personagem controlado pelo jogador tivesse um pouquinho mais de personalidade.

O JOGO

MediaHandler

Deixa eu tirar uma coisa do caminho aqui: O audiovisual do jogo está simplesmente espetacular. Não há outra palavra. Eu joguei o jogo no modelo mais simples do Xbox One, e por diversas vezes me vi surpreendido por ver gráficos desse nível rodando em um console de mesa. O som também está impecável, o que é muito importante quando se é um jogador que tenta invadir lugares de forma silenciosa. Falando ainda no som: A dublagem brasileira do jogo está muito, mas muito legal.

Agora sim, vamos falar do mundo de Far Cry 5:
Um dos principais fatores que faz o jogo funcionar tão bem com certeza é o mundo aberto. Não tenho palavras pra descrever o quão caprichado é o mapa criado pela Ubisoft. Não só pela beleza, mas pelo fato de ele ser um grande sistema. Veja, há duas possibilidades para um cenário de mundo aberto:  ou ele é um mundo aberto comum, onde cada coisa interage com o jogador, ou ele é um mundo aberto sistemático.

Um jogo sistemático quer dizer que o mundo todo é um grande sistema, ou seja, um lugar onde diversas coisas podem interagir entre si sem que estejam interagindo com o jogador. Como dois animais brigando entre si, fazendo essa briga chegar até uma base do culto, o que ganha atenção dos membros que agora querem resolver esse problema. Isso deixa espaço para a sua invasão caso você queira fazê-la de forma silenciosa.

Quem sabe você joga uma pedra para fazer barulho e atrair um inimigo, e quando ele está chegando perto, um lobo sai de dentro do mato fazendo com que você e o inimigo corram, tentando fugir do lobo primeiro, para depois resolverem suas diferenças. Isso é um jogo sistemático, e ele adiciona muito mais liberdade na hora de planejar suas ações, logo mais diversão e mais daquela sensação de satisfação pessoal. A franquia tem mapas sistemáticos e já faz alguns jogos, mas esse é muito superior aos anteriores. Diria que hoje é meu mapa preferido de qualquer jogo que a Ubisoft já fez ( e olha que eu amo Assassin’s Creed II).

far-cry-5-map

Juntamente, Far Cry 5 adiciona alguns fatores de grande ajuda, como Boomer, cão da resistência que é bem obediente e abre ainda mais o leque de possibilidades, e também a possibilidade de jogar o jogo cooperativamente com um amigo ou amiga online.

Far_Cry_5_Dogs_Assault_rifle_Run_532717_2048x1536

Para explorar o mapa o jogador conta com diversos veículos, incluindo desde carros e barquinhos até aviões e helicópteros. Claro que, pelo fato de o mapa ser gigante, existe a possibilidade de fazer “Viagem Rápida” até alguns pontos do mapa pelos quais você já passou. Passear por aí pode comer um bom pedaço do seu tempo se você, assim como eu, gosta de descobrir os segredos espalhados pelo mapa e conhecer tudo. Esse tempo, porém, é muito bem gasto, já que você está sempre juntando recursos pelo caminho.

far-cry-135365-7370874O combate consegue a proeza de ser complexo e direto ao mesmo tempo. No início jogador consegue pegar diversas armas diferentes para diferentes ocasiões. Uma Arma principal, uma pistola, algumas facas para arremesso, pode confeccionar explosivos e por aí vai. Simples e sempre se adaptando ao seu estilo de jogo, seja ele discreto ou escandaloso e explosivo.

Acontece que, ao mesmo tempo, o jogador é exposto à uma árvore de talentos bem variada, que possibilita melhorias em muitas coisas, incluindo combate e a exploração. Quem sabe uma mochila maior, para conseguir carregar mais coisas, ou uma roupa de skydiving, para chegar direto dos céus já em alta velocidade e fazendo estrago. Tudo isso só agrega à liberdade que eu citei anteriormente. O combate é da sua maneira, desde que você tenha a capacidade exigida para assim fazê-lo.  Far_Cry_5_renegade_skill_treeSe, mesmo com tudo isso, você achou pouco, não se preocupe. O jogo conta com um modo Arcade, onde você realiza missões diversas feitas até pelo pessoal da própria comunidade. Isso aumenta a vida útil do jogo de uma forma imensurável. Além disso, Far Cry 5 já possui três grandes pacotes de conteúdo adicional planejados e um deles até tem marte como temática, então junte essas DLC’s com o modo arcade onde a comunidade pode criar missões, e você têm um jogo feito para durar anos.


Se formos resumir: Far Cry 5 é um jogo com uma história interessante (por mais que o assunto apresentasse a possibilidade de ser mais intensa), um mundo muito legal, diversos modos de jogar e estratégias muito variadas, sem contar o show audiovisual do jogo e todas as possibilidades de futuro que o conteúdo adicional e missões da comunidade trazem. É com muita satisfação que eu dou a nota 88/100 para esse jogão. Se você já jogou algum Far Cry antes, vai gostar das viradas e melhorias que o novo jogo trouxe. Se você nunca jogou Far Cry, este é um ótimo lugar para se começar

Uma cópia digital de Far Cry 5 para Xbox One nos foi cedida pela Ubisoft para o andamento do review