Qual_momento-_certo_comecar_a-empreender

1 – Não tenha medo de sair da sua zona de conforto

Na psicologia, a zona de conforto é composta por uma série de ações, pensamentos e comportamentos que estamos acostumados a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Empreender é o oposto de ficar confortável. Empreender é sobre sair das nossas convicções, é sobre conseguir enxergar ‘the big picture’, saber enxergar o todo. Sair da zona de conforto, tem a ver também com sair da nossa bolha.

Ninguém nunca empreendeu ficando no raso, no óbvio, no comum.

2 – Não tenha medo de falhar

Talvez esse conselho pareça o mais bobo mas é também o mais importante. Não ter medo. Essencialmente, todos nós temos medo de nos arriscar porque arriscando a gente abre as portas pra uma coisa ainda mais assustadora: o erro. A falha. A derrota. Pode parecer surpreendente mas o medo pode ser seu fim.

Walt Disney antes de ser Walt Disney faliu sua primeira companhia cinematográfica porque era tão perfeccionista que atrasava os prazos de entrega pro mercado, jogado às traças (ou aos ratos, que eram os únicos companheiros dele na companhia depois que ela faliu) e devendo 15 mil dólares, ele criou… TCHANAM… O Mickey Mouse. Então, as vezes, das nossas maiores falhas vem as nossas maiores oportunidades de criar.

Como empreender e arriscar são praticamente sinônimos, não se preocupe, falhar é uma parte importante do processo também. Steve Jobs chegou bem perto de falir a Apple, Richard Branson o fundador da maior gravadora da história, a Virgin, apostou em mais de 100 COMPANHIAS antes de apostar suas fichas na Virgin, que era uma loja de de discos e depois virou a gravadora.

3 – Tenha empatia. Aprenda a olhar com os olhos dos outros

Claro que nem todo mundo é um Steve Jobs ou um Richard Branson mas empreender tem a ver com identificar problemas recorrentes (que não necessariamente atingem você diretamente), mas que você pode ajudar a resolver com um projeto, um aplicativo, uma iniciativa.

Empreender tem a ver com identificar as necessidades dos outros e conseguir crescer a partir disso (mesmo que não sejam suas necessidades). Lembra que lá em cima falamos sobre sair da nossa bolha? Sair da bolha é outro valor que nos permite essa oportunidade incrível de conseguir enxergar com os olhos dos outros.

4 – A inveja só vai te manter longe dos seus objetivos

A inveja é como uma confirmação dos seus insucessos e da sua infelicidade. Só tem inveja dos outros quem é infeliz e insatisfeito com a própria vida e com as próprias conquistas e quem é infeliz e insatisfeito pode fazer duas coisas a respeito: sentar e reclamar ou fazer algo a respeito.

Todo mundo já sentiu inveja alguma vez na vida, e isso é natural, é humano mas também é um sinal de que as coisas não estão muito bem na sua vida, mas a tristeza é um espaço interessante pra criar.

5 – Tenha foco e organização

Aprenda a olhar para as coisas de outra forma, com outro olhar. Supere-se. Observe as coisas à sua volta, sempre com positividade, e tenha foco e organização. Que são coisas imprescindíveis pra quem quer seguir em qualquer ramo e profissão. O foco é necessário pra que você sempre saiba pra onde quer ir e a organização é necessária pra que você chegue lá mais rápido e da melhor forma.

6 – Saiba lidar com as mudanças

A última dica é saber se adaptar. Se adaptar é uma característica nossa, não só como profissionais, mas como seres humanos. Quanto mais fácil você lida com as mudanças, maior vai ser sua probabilidade de alcançar o sucesso. As mudanças fazem parte dos nossos obstáculos dentro de qualquer profissão. Só sabe inovar quem sabe lidar com essas mudanças, porque o próprio mercado está em constante mudança e em constante reformulação.