Numa história em quadrinhos publicada recentemente a Marvel revelou como as pedras do infinito realmente funcionam. A revista Infinity Countdown #1 começa com uma explicação bem detalhada e interessante:

DWfOuX_XkAEMDXM

Como os quadrinhos da Marvel e os filmes da Marvel andam bem interligados, imagina-se que esta explicação se refira também às pedras que Thanos e os Vingadores irão disputar nos filmes 3 e 4 dos heróis.

Há um elemento de conexão entre as pedras, o que faz com que cada Pedra do Infinito seja energizada depois que uma pedra anterior seja dominada.

A Pedra da Alma é energizada pelo domínio da Pedra da Realidade. Ela preserva a alma e permite a vida após a morte.

A Pedra da Mente é energizada pelo domínio da Pedra da Alma. Ela dá o poder da telepatia, ou inteligência.

A Pedra do Poder é energizada após o domínio da Pedra da Mente. Ela deixa a pessoa mais poderosa fisicamente.

A Pedra do Espaço é energizada após o domínio da Pedra do Poder. Ela permite o teleporte através do espaço.

A Pedra do Tempo é energizada após o domínio da Pedra do Espaço. Ela permite a viagem no tempo.

A Pedra da Realidade é energizada após o domínio da Pedra do Tempo. Ela permite o acesso ao Multiverso.

As pedras estão conectadas, interligadas e atraem umas às outras. Por isso quem possui uma das pedras pode sentir a presença das outras; mas esta atração vai seguir o mesmo padrão de ativação visto acima. Nos quadrinhos, isso significa que as várias pessoas de posse das pedras vão entrar em conflito uns com os outros. Nos filmes, isso provavelmente mostrará o poder total que Thanos poderá conquistar.

Os filmes até o momento não mostraram muito das pedras. E nem sabemos se seguirão os mesmos moldes do que foi estabelecido nas HQs agora (apesar de não fazer muito sentido a Marvel se dar ao trabalho de estabelecer uma mitologia diferente para algo que explicitamente será o foco principal de seus filmes nos próximos 5 anos), mas sabemos que o poder das pedras nos filmes é impressionante: a Pedra do Poder poderia ser usada para destruir planetas inteiros. E o que o Dr. Estranho fez com a Pedra do Tempo no seu filme solo realmente chamou a atenção.

No trailer de Vingadores: Guerra Infinita conseguimos ver Thanos com duas pedras: a Pedra do Poder e a Pedra do Espaço. No diagrama acima conseguimos ver que elas estão interligadas. (E é por isso que Thanos consegue se teleportar com tanta facilidade, por exemplo).

Infinity-Gauntlet-Infinity-Stones-Cloud-Thor-Vision